Udesc Esag aponta que redu��o do consumo leva a terceiro m�s de pre�os est�veis

02/06/2020 11:20:00

Udesc Esag aponta que redu��o do consumo leva a terceiro m�s de pre�os est�veis

O Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou seus resultados nesta segunda-feira (1º).

A pesquisa é feita por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com apoio da Fundação Esag (Fesag).

 

Os dados apontam que depois de duas variações levemente negativas em março (-0,07%) e abril (-0,05%), a inflação nos preços dos produtos e serviços consumidos pelas famílias em Florianópolis ficou em 0,14% em maio. 

A variação positiva, mas ainda pequena, mostra o terceiro mês de relativa estabilidade nos preços. 

A inflação acumulada desde janeiro está pouco abaixo de 1% e, nos últimos 12 meses, em 2,6%.

 

Efeito quarentena

 

O trimestre de estabilidade nos preços coincide com a adoção das medidas de isolamento social estabelecidas pelas autoridades em razão da pandemia de Covid-19.

De acordo com o coordenador do ICV/Udesc Esag, Hercilio Fernandes Neto, houve redução do consumo em quase todos os grupos de itens pesquisados. 

 

Alimentos e combustíveis

 

Os dois principais grupos (Alimentação e Transportes, que juntos têm um impacto de quase 40% na formação do índice) tiveram variação negativa.

 

No caso dos alimentos, a variação geral foi de -0,8%.

Houve queda maior nos produtos comprados para serem consumidos em casa (-1,3%) e estabilidade nos preços das refeições em restaurantes e lanchonetes.

Ainda assim, houve aumentos fortes em alguns alimentos fora de safra, como a batata inglesa (26,8%), a cebola-de-cabeça (21,8%) e o feijão (6,2%).

 

Também houve uma redução média dos preços dos transportes (-0,13%). 

As passagens aéreas, que tiveram uma redução de quase 15% no mês anterior, voltaram a cair fortemente em maio (-9%). 

Os preços dos combustíveis para automóveis, que tiveram uma queda de quase 11% em abril,  também voltaram a ter redução em maio (-2,4%), ainda que bem menor.

 

Outros preços

 

Houve redução média dos preços dos itens de vestuário (-0,27%), despesas pessoais (-0,23%) e educação (-0,40%), enquanto os serviços de comunicação ficaram estáveis.

 

Os custos de habitação tiveram aumento de 0,32%, puxado pela variação do aluguel (1,1%), e de 2,41% em saúde e cuidados pessoais

Nesse grupo estão incluídos os planos de saúde, com alta de 3,6%

Os artigos de residência também ficaram mais caros (1,13%) em razão do aumento dos preços dos aparelhos eletrônicos (2,55%).

 

Mais informações podem ser obtidas em neste link, onde é possível consultar os boletins mensais (desde 2010) e as séries históricas (desde junho de 1994) do ICV/Udesc Esag.