Startup catarinense oferece tecnologia para padronizar processos nas ind�strias

02/06/2020 13:30:00

Startup catarinense oferece tecnologia para padronizar processos nas ind�strias

A Checklist Fácil, startup de Florianópolis desenvolvedora de um software para criação e aplicação de checklists, percebeu um aumento de 50% na aplicação de seus checklists para padronização de operações no setor industrial. 

 

As indústrias precisaram fazer mudanças no dia a dia, já que a pandemia da Covid-19 obrigou as empresas  a endurecer as normas de segurança e de higiene. 

As indústrias que mais utilizaram foram as de setores essenciais, como matéria-prima, siderúrgica, alimentos e energia. 

Dentre os departamentos, destacam-se Supply Chain (Suprimentos, Logística, Compras, etc), Qualidade e Segurança (SSMA), e Produção.

A variação na utilização da tecnologia ocorreu entre março e abril, e alguns clientes chegaram a ter um crescimento de 288% no uso da tecnologia. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os demais órgãos competentes, a higienização frequente das mãos e dos ambientes estão entre as melhores formas de prevenir a contaminação.

Por isso as indústrias têm se preocupado em padronizar processos para garantir que todos os passos estejam sendo cumpridos.

 

Maurício Fragoso, CCO da startup, explica:

 

 “Avaliamos que esse crescimento se deu pela intensificação das atividades, principalmente àquelas ligadas à logística interna e aos padrões de qualidade e de segurança”. 

“Algumas empresas também utilizam checklists específicos para a COVID-19, como o de segurança de trabalho e o de higienização, que apresentaram aumento das aplicações também”.

 

Tecnologias para a indústria

 

Os checklists criados pela startup e voltados para a COVID-19, são referentes a segurança e higienização do ambiente, e também focam na conscientização do colaborador.

Por exemplo, para que o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) seja efetivo, é preciso atender requisitos básicos, e a higienização correta é crucial. 

 

Por meio da ferramenta, podem ser criados e aplicados diversos tipos de checklists de saúde dos funcionários e clientes, como: 

 

  • Controle da temperatura corporal de colaboradores.

  • Protocolos para higienização dos funcionários e do maquinário.

  • Regulamentação do uso de equipamentos de proteção individual.

  • Checklists de procedimentos. 

  • Orientações sobre cuidados nos ambientes compartilhados, como cozinhas e banheiros.

  • Gerenciamento da dispensa de funcionários do grupo de risco.

  • Treinamento para colaboradores. 

  • Checagem da aplicação das orientações da OMS e dos demais órgãos competentes.

  • Dentre outras aplicações.

 

Maurício Fragoso, CCO da startup Checklist Fácil, comenta:

 

“Alguns cuidados são fundamentais para que a empresa continue funcionando. A higienização dos EPIs é um compromisso com a integridade dos colaboradores e impacta em diferentes frentes, como segurança do trabalho, atendimento às normas reguladoras, controle de contaminação de doenças e controle de qualidade”.