14� edi��o do Dia Livre de Impostos ser� nesta quinta-feira

03/06/2020 10:00:00

14� edi��o do Dia Livre de Impostos ser� nesta quinta-feira

Para conscientizar a população e sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de reformas estruturais no modelo fiscal brasileiro, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem promovem, no dia 4 de junho, a 14ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI).

De acordo com um estudo do IBPT, somente a partir de 2 de junho, passados 153 dias do início do ano, a população começa a utilizar seus salários em benefício próprio.

O brasileiro trabalha mais de cinco meses do ano para pagar impostos. 

 

No Dia Livre de Impostos, lojistas de todos os Estados e do Distrito Federal vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. 

O movimento foi criado em 2006 como uma forma de protesto contra as altas cargas tributárias no Brasil. 

O DLI hama atenção para a ineficiência do sistema tributário e a necessidade de simplificação e digitalização dos processos fiscais.

Devido à pandemia da Covid-19 e às medidas de isolamento e de distanciamento social, o DLI será totalmente online. 

O DLI contará com a participação de diversos segmentos do varejo, como supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias e restaurantes. 

No ano passado, o movimento contou com a adesão de mais de 5 mil lojistas.

 

O presidente da CNDL, José César da Costa, comenta:

 

“A projeção do aumento dos gastos do governo por conta das ações emergenciais na pandemia do coronavírus e a perspectiva do fechamento de milhares de empresas tornou a discussão sobre o sistema tributário no país inadiável”.

“O setor privado já vinha sendo sacrificado por um modelo fiscal que pune quem gera emprego no Brasil e que, agora, com a pandemia da Covid-19, sente-se duplamente prejudicado”. 

“Será cada vez mais difícil estimular o investimento e promover o crescimento econômico sem fazer avançar a agenda da Reforma Tributária”.

"Há uma distorção que, comprovadamente, prejudica as contas do governo: o efeito reverso da carga tributária na arrecadação".

“A alta carga tributária, além de ser um entrave à sobrevivência de qualquer negócio no Brasil, é um incentivo à sonegação e consequente queda da arrecadação”.

 

Para saber quais empresas aderiram ao DLI ou cadastrar a sua empresa, basta acessar esta página.