Log�stica reversa da FFM resultou em 129 Kg a menos de CO2 no meio ambiente

04/06/2020 14:30:00

Log�stica reversa da FFM resultou em 129 Kg a menos de CO2 no meio ambiente

A Fundação Fritz Müller incentiva a logística reversa, reservando em suas unidades locais destinados exclusivamente para a coleta de resíduos eletrônicos. 

A iniciativa ocorre em parceria com a Weee.do, empresa catarinense especializada em reciclagem de materiais eletroeletrônicos.

No estado, a empresa tem 70 pontos de coleta destes itens.

Em 2019, a parceria entre as empresas resultou em dados que comprovam a importância dessa iniciativa.

Foram coletados 170 kg de resíduos eletrônicos na FFM. 

O número representa uma redução de 129,7 Kg de gás carbônico emitido no planeta.

O equivalente a três carros rodando durante uma semana.

 

Além disso, outras economias foram feitas:

 

  • 419 Kwh de energia poupados, o suficiente para abastecer 49 casas por um dia;

  • 7,6 kg de alumínio reciclados, o equivalente à produção de mais de 463 novas latinhas

  • 35,5 kg de ferro reciclados, o correspondente à produção de 8 novos computadores

  • 16,1 kg de materiais tóxicos (chumbo, mercúrio e metais pesados) corretamente destinados

 

 A executiva da Fundação Fritz Müller, Raquel Schurmann, avalia:

 

“Além de nosso compromisso com a educação continuada para a evolução de profissionais e empresas, entendemos que temos um papel fundamental no apoio a iniciativas de preservação como esta”. 

“A responsabilidade social da FFM está ligada diretamente ao dia a dia das pessoas que estão envolvidas com a entidade, seu bem-estar e sua consciência em relação ao consumo e ambiente em que estão inseridos”.

 

Mark Jacobowitz Rae, engenheiro ambiental sócio da Weee.do, explica os dados relacionados a economia de recursos são coletados através de um método desenvolvido pela empresa com base em informações globais:

 

“Levamos em consideração estudos reconhecidos por especialistas no segmento em relação ao consumo de matérias-primas e recursos para o desenvolvimento de eletrônicos e a partir daí realizamos a estimativa da economia gerada pela logística reversa”.

 

Impactos dos resíduos eletrônicos

 

Dados informados no site da Weee.do apontam que o lixo eletrônico tem hoje a taxa de crescimento mais acelerada do mundo.

Um estudo liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e divulgado este ano apontou que o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o 7º maior do planeta

Por ano, 1,5 mil toneladas de resíduos eletrônicos são produzidas no país e apenas 3% são descartados corretamente.

 

Entre os prejuízos da destinação inadequada deste tipo de materiais estão o tempo de decomposição (metais levam até 100 anos para se decompor; plásticos em torno de 400 anos e borrachas não se desfazem na natureza) e a contaminação do solo e do lençol freático pelos materiais tóxicos contidos em tais componentes, como mercúrio, chumbo e outros metais pesados.