SCG�S implanta telemetria para monitorar entregas de g�s natural

17/06/2020 11:00:00

SCG�S implanta telemetria para monitorar entregas de g�s natural

As nove Estações de Transferência de Custódia de gás natural de SC, locais onde a SCGÁS recebe o Gás Natural do gasoduto de transporte para distribuir aos consumidores finais, contam agora com serviço de telemetria

Desde 1˚ de junho a Companhia consegue acessar online os sistemas de medição do volume e qualidade da odoração do gás natural entregue pela supridora (atualmente a Petrobras é a única supridora) através do Gasbol (Gasoduto de Transporte Bolívia-Brasil).

 

As Estações de Transferência de Custódia são áreas onde estão instalados os equipamentos e instrumentos necessários para odoração e medição do gás natural transportado até SC pelo Gasbol.

A partir desses pontos, o Gás Natural passa a ser responsabilidade da SCGÁS. 

Então a empresa executa a redução de pressão em diferentes níveis para distribuição ao mercado de consumo em 63 cidades catarinenses.

 

No antigo sistema, os dados ficavam disponíveis apenas para acesso local. 

Com a implantação da nova tecnologia, agora as informações podem ser transmitidas via rede celular ou rede satélite para acesso remoto em dispositivos conectados à Internet. 

As nove estações do gás natural do Estado estão localizadas em: Joinville, Guaramirim, Brusque, Gaspar, Tijucas, São Pedro de Alcântara, Tubarão, Urussanga e Nova Veneza.

 

O gerente de operações da SCGÁS, Gustavo Nunes Becker, afirma:

 

“A SCGÁS tem agora condições melhores para fazer frente aos desafios impostos pelo novo contrato de suprimento firmado em março, como as atividades de programação diária que exigem monitoramento contínuo para sincronizar nossas vendas e compras e minimizar eventuais penalidades decorrentes dessa diferença”. 

“Teremos ainda mais qualidade e segurança no serviço de distribuição de gás natural em Santa Catarina”.