WEG fornece motores el�tricos para sistema de abastecimento de �gua pot�vel na Espanha

18/06/2020 16:00:00

WEG fornece motores el�tricos para sistema de abastecimento de �gua pot�vel na Espanha

A estação de bombeamento Etxebarri, da região metropolitana de Bilbao, na Espanha,  agora está equipado com seis motores de média tensão WEG, de Jaraguá do Sul.

Os motores são de 1100kW e 6kV, da linha W50, para aplicação em bombas, utilizados para acionar a estação de bombeamento Etxebarri para bombear água do rio Bilbao (rio Nervión e Ibaizabal, depois de se unirem) até a estação de tratamento de água de Venta Alta.

Lá, a água é tratada para ser água potável e depois bombeada (de fato por gravidade) para a área metropolitana de Bilbao.

 

Este projeto tornou-se viável após a redução dos níveis de poluição do rio Bilbao, como resultado da instalação de várias estações de tratamento de águas residuais na cidade. 

Agora a água do rio principal pode ser considerada potável e servir a população da cidade.

 

A estação de bombeamento Etxebarri só funcionará quando o Sistema Reservatório Zadorra, que alimenta a ETA Venta Alta, tiver níveis baixos de água. 

O Sistema Zadorra inclui o rio Nervión e muitos outros, mas agora com o novo sistema também pode contar com a água do rio Ibaizabal, tomada logo após Nervión se encontrar com Ibaizabal, tornando-se o rio Bilbao.

 

Para a WEG, essa é outra referência relevante entre os principais projetos de obras hidráulicas da Espanha.