Florian�polis e JUCESC lan�am servi�o que diminui o tempo para abertura de empresas

10/08/2020 11:45:00

Florian�polis e JUCESC lan�am servi�o que diminui o tempo para abertura de empresas

A partir da próxima quinta-feira (13), o processo de abertura de empresas, na categoria baixo risco em Florianópolis, se tornará mais fácil e rápido.

A Prefeitura de Florianópolis e a Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC) irão integrar os sistemas e tornar as etapas digitais, desde a consulta de viabilidade até a liberação do alvará de licença, seja para loja física ou online. 

 

O empreendedor não precisará mais ir presencialmente até a JUCESC, nem Prefeitura, Bombeiros ou órgãos de meio ambiente. 

Essa medida de desburocratização fará com que Florianópolis se torne a cidade com o processo de abertura de empresa mais rápido do país.

 

Outra mudança é a diminuição do tempo e gratuidade para realizar as Consultas de Viabilidade para Instalação, para saber em qual ponto da cidade a modalidade de negócio pretendida pode ser aberta.

Antes, para cada consulta era cobrada uma taxa de R$ 8,00, que agora não existe mais. 

Além disso, o tempo que o solicitante levava para receber o resultado da pesquisa demorava entre 10 e 15 dias.

Agora será menos de uma hora.

 

Antes, para que o empreendedor conseguisse atuar até que toda a documentação estivesse aprovada, o funcionamento do estabelecimento se dava por um alvará provisório. 

A partir do dia 13, após a entrada no processo de abertura da empresa, tudo corre digitalmente.

As informações são enviadas a todos os órgãos envolvidos.

O empreendedor recebe notificações do processo por e-mail e, caso todos os documentos e viabilidade estejam em conformidade, a empresa poderá ser aberta em apenas quatro horas, já pronta para operar e emitir nota fiscal.