M�todo sustent�vel � utilizado pela primeira vez em edif�cio de luxo em Balne�rio Cambori�

21/08/2020 12:00:00

M�todo sustent�vel � utilizado pela primeira vez em edif�cio de luxo em Balne�rio Cambori�

A EMBRAED, uma das maiores construtoras do país e pioneira em empreendimentos de alto luxo em Balneário Camboriú, adquiriu recentemente o sistema de Gang Forms (Formas Trepantes) da empresa sul-coreana S-Form. 

A nova tecnologia está sendo utilizada, inicialmente, no novo empreendimento à beira-mar, o Aurora Exclusive Home, o maior prédio em parede de concreto construído no Brasil, segundo a S-Form.

 

O sistema de Formas Trepantes é muito utilizado na Europa, porém ainda pouco difundido no Brasil. 

Ele melhora a geometria das torres, que são cada vez mais altas, de forma a garantir ainda mais qualidade e velocidade na produção.

Reduz até 20% do tempo para concretagem de cada pavimento.

Além disso, é mais eficiente e sustentável, já que os módulos de alumínio podem ser reutilizados em outro empreendimento, dispensando praticamente o uso de painéis e escoras de madeira.

 

A EMBRAED é a primeira construtora do Sul do país e uma das poucas do Brasil a usar este método na construção. 

O primeiro empreendimento onde esta tecnologia está sendo empregada é o Aurora Exclusive Home.

De acordo com Emerson Pompeo, diretor de engenharia, a técnica passará a ser aplicada nos próximos empreendimentos, sempre que a geometria permitir.

 

Emerson Pompeo comenta:

 

“O método, que consiste na utilização de módulos de alumínio, requer um grande implemento de tecnologia embarcada na obra”. 

“A precisão do encaixe das formas resulta em paredes de concreto quase espelhadas”. 

“Para esse resultado, além de todos os controles tecnológicos específicos que o sistema exige, é necessária a utilização de um concreto especial para evitar a sua retração”.