Negócios

Havan é destaque na América Latina em uso de tecnologia para controle de estoque

30/09/2020 09:15:00

Havan é destaque na América Latina em uso de tecnologia para controle de estoque

A rede varejista Havan será um dos cases apresentados durante evento internacional, que acontece neste dia 30 de setembro. 

Trata-se do RFID Journal Virtually LIVE, maior conferência e exposição do mundo com foco em identificação por radiofrequência e tecnologias relacionadas, que será exibido nos Estados Unidos.  

 

O RFID é uma tecnologia de identificação por radiofrequência, em que etiquetas digitais com chip de alta tecnologia, do tamanho de uma ponta de agulha, são colocadas nos produtos. 

A Havan desenvolveu o projeto internamente no Havan Labs.

Segundo, o executivo de RFID da Havan, Alexsandro Elói Venancio, a varejista é um case de destaque no uso desta tecnologia na América Latina. 

 

A implantação do RFID tem acontecido em parceria com os fornecedores. 

Os produtos já são etiquetados com o microchip na fábrica. 

Para isso, a Havan montou uma cooperativa entre os fornecedores, conseguindo redução de 50% dos valores das etiquetas. 

Outra opção é a aquisição da impressora desta etiqueta com valor menor que o mercado. 

A tecnologia também auxilia as empresas parceiras no controle de produção e distribuição, já que o sistema de controle pode ser também utilizado em seus negócios. 

 

O projeto está sendo implantado gradativamente durante este ano de 2020 nas 149 lojas da rede Havan. 

No momento, está em operação em 80 filiais, em linhas de produtos de eletro, ferramentas elétricas e em rollout na moda, apresentando excelentes resultados. 

 

Alexsandro Elói Venancio detalha que entre os benefícios do RFID, está a velocidade e a exatidão nas leituras:

 

“A tecnologia pode oferecer 100% de precisão nas contagens de produtos e possibilita que inventários que levavam dias para ser feitos, sejam realizados em poucas horas”. 

“Levávamos cerca de 750 horas para fazer um inventário em uma loja. No setor de moda, por exemplo, precisávamos de 15 pessoas durante cinco noites para contar todos os itens”. 

“Hoje, o trabalho é feito por uma única pessoa, em 1h30, com rapidez e total segurança dos dados”.

“Os ganhos deste tipo de operação também se aplicam para o controle do estoque e distribuição de produtos na área de venda”. 

“É possível garantir a distribuição para as lojas de modo eficiente, diminuindo o estoque e gerando resultado em economia para a empresa”. 

“Com o RFID, sabemos exatamente se determinado produto está na área de venda ou no estoque. Esse controle é fundamental para uma boa gestão logística”.