Tecnologia

Tecnologia da Fundação CERTI permite coletar dados de testes de Covid-19 em até 3 minutos

01/10/2020 15:30:00

Tecnologia da Fundação CERTI permite coletar dados de testes de Covid-19 em até 3 minutos

A Fundação CERTI desenvolveu um sistema inédito no Brasil.

Ele é capaz de coletar dados de testes de coronavírus em até 3 minutos e registrar informações de 5 mil exames em um só dia. 

Todos os 56 mil testes moleculares realizados pela startup Biomehub em pessoas assintomáticas em Santa Catarina, dentro do Projeto Iniciativa Covid-19, foram cadastrados por meio da plataforma da CERTI. 

 

Uma dessas ações de testagem em massa foi realizada em parceria com a prefeitura de Florianópolis.

Foram testados 6,5 mil profissionais do setor produtivo, entre trabalhadores do comércio e de Educação Física de academias da capital. 

 

Os aplicativos integrados ao sistema desenvolvido pela CERTI dispensam o uso de planilhas de preenchimento pelos profissionais que coletam as amostras, agilizando o processo. 

Ele também pode ser usado pelo paciente que será examinado. 

A pessoa testada pode baixar o aplicativo, que terá um QR Code para ser escaneado pelo agente de saúde que realiza a coleta. 

Dessa forma, poderá acessar o resultado de seu exame assim que ficar pronto.

Além da agilidade, outra vantagem é a rastreabilidade, que ajuda a reduzir contaminações. 

Por meio do aplicativo é possível, por exemplo, rastrear a geolocalização e identificar quem teve contato com pessoas contaminadas pela Covid-19, para que também sejam testadas. 

 

De acordo com a organização, o sistema oferece segurança no diagnóstico.

Ele mantém em sigilo as informações sensíveis dos pacientes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor. 

O software também armazena um histórico de exames e pode ser integrado aos bancos de dados do laboratório, podendo ser usado para coleta de outras amostras de materiais biológicos, além de detectar Covid-19. 

 

Maurício Dobes, diretor de Convergência Digital da CERTI, explica: 

 

“Com esta solução, o paciente tem a garantia de que receberá o resultado do exame de forma rápida, segura e digital, ao contrário de processos manuais que são passíveis de erros e atrasos”. 

“Atualmente, a coleta de dados de Covid-19 num laboratório ou em campo leva cerca de 20 minutos. Com o app, é possível fazer a coleta e liberar o paciente em até 3 minutos”.

“Um sistema como esse facilita ações da saúde pública, pois permite que prefeituras e laboratórios criem processos próprios para vacinas e exames epidemiológicos em larga escala, já que qualquer cidadão poderá ter seu próprio QR code”. 

“O governo, por exemplo, poderá usufruir do legado desse software para futuras campanhas de saúde”.

 

O doutor em Genética e Biologia molecular Luiz Felipe Valter de Oliveira, CEO da BiomeHub, observa:

 

“Nesta etapa de retomada, é a realização dos protocolos de segurança, juntamente com a testagem em massa recorrente, que vai fazer com que consigamos isolar mais rapidamente os indivíduos infectados”. 

“Neste contexto, chamo a atenção para os infectados assintomáticos, pois apesar de não terem sintomas, possuem carga viral semelhante aos sintomáticos e, logo, o mesmo potencial de transmissão”.