TECNOLOGIA

Resultados Digitais aponta que 65% das PMEs não estão preparadas para a LGPD

14/10/2020 17:00:00

Resultados Digitais aponta que 65% das PMEs não estão preparadas para a LGPD

A Resultados Digitais, empresa que desenvolve softwares para marketing e vendas, possuindo uma base de 20 mil clientes e com sede em Florianópolis, realizou um levantamento com mais de 1.100 PMEs de diversos segmentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

A LGPD entrou em vigor em setembro e estipula uma série de obrigações para empresas em relação à coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. 

Apesar de prever multas e penalidades a quem não a cumprir, a grande maioria das micro, pequenas e médias empresas brasileiras não estão preparadas para a LGPD. 

 

Confira os números do levantamento:

 

  • Apenas 35% das empresas se dizem preparadas para às exigências da LGPD.

  • 65% reconheceram que seus negócios não estão de acordo com a nova lei.

  • Apenas 44 empresas (4%) afirmaram que hoje atendem a 100% dos requisitos da LGPD.  

  • Do total, 45% disseram estar trabalhando para cumprir as exigências da lei, enquanto 35% afirmaram já ter lido sobre o assunto, mas que ainda não tomaram nenhuma atitude prática. 

  • Outro dado que chama a atenção é que 16% dos respondentes disse não saber do que se trata a LGPD. 

  • Para 48%, o maior problema está em encontrar informações completas e objetivas sobre o assunto. 

  • Cerca de 20% mencionaram a falta de acesso a ferramentas para fazer a adequação da empresa. 

  • A falta de conhecimento técnico da equipe jurídica apareceu em 13% das respostas, enquanto a escassez de recursos para se adequar à LGPD foi a principal causa para apenas 8% das PMEs.

 

A pesquisa também quis saber quem é o responsável por garantir que a empresa cumpra as exigências da nova lei:

 

  • Para 35% das PMEs, essa figura é representada pelo próprio dono da empresa. 

  • Pouco mais de 20% disseram ser uma pessoa do departamento jurídico, o mesmo percentual de empresas que disseram não haver ninguém no momento olhando para o assunto. 

  • Entre as que investiram, 5% disseram ter contratado um fornecedor terceirizado para cuidar das exigências e outros 4% contrataram uma pessoa para cuidar só de LGPD.

 

Para a grande maioria das PMEs, a LGPD é vista de forma positiva:

 

  • Para quase metade dos respondentes (48%), a nova lei de proteção de dados terá um impacto positivo nos negócios, enquanto 24% disseram que o impacto será "muito positivo". 

  • Para 16%, a LGPD é irrelevante para os negócios e 10% avaliaram o impacto como negativo.

 

Conteúdo Descomplicador

 

Em outubro, a RD colocou no ar uma Central de Proteção de Dados, que reúne todas as ferramentas necessárias para a adequação das empresas à LGPD. 

Também publicou, em parceria com a startup de direito JusBrasil, uma série de materiais gratuitos para descomplicar os conceitos por trás da LGPD

É possível baixar gratuitamente um ebook bastante completo, assistir a vídeoaulas ministradas por Fernanda Nones, especialista em Privacidade e Proteção de Dados da Resultados Digitais, além de acompanhar webinars, posts e artigos.

 

Fernanda Nones comenta:

 

"A Lei Geral de Proteção de Dados mexe com uma série de processos das empresas, inclusive quando se trata das áreas de marketing e vendas".

"Conhecendo os desafios e dificuldades desses negócios, desenvolvemos uma série de conteúdos que trazem tanto a teoria quanto a prática para conseguir preencher essa lacuna por informações de qualidade”. 

“O objetivo é atuar como um agente descomplicador do tema para as PMEs".