TECNOLOGIA

Havan acelera adoção de novas tecnologias para impulsionar expansão multicanal

29/10/2020 13:50:00

Havan acelera adoção de novas tecnologias para impulsionar expansão multicanal

A Havan, rede de lojas de departamento fundada em Brusque, vem se consolidando em todo o Brasil como uma das maiores varejistas do país. 

A marca vem crescendo entre 40% e 50% ao ano.

Espera encerrar 2020 com 150 unidades em funcionamento e um faturamento de R$ 10 bilhões. 

 

Para suportar os desafios da transformação digital, a marca criou o Havan Labs, com a missão de renovar todas as aplicações, desde a compra e logística à venda em loja física ou na internet. 

 

Com o suporte da Red Hat, líder global no desenvolvimento de soluções open source, e da Service IT, parceiro local da empresa, a Havan implementou tecnologias de código aberto. 

A principal solução adotada foi o Red Hat OpenShift, que oferece uma plataforma de aplicações em container completa, integrando nativamente Kubernetes e outras tecnologias de vanguarda de containers. 

 

As soluções possibilitam agilizar a entrega de inovações disruptivas e melhorar a qualidade do desenvolvimento, acelerando o time to market do negócio.

Com um design de infraestrutura aprimorado, a Havan também reduziu o número de bugs e erros no seu ambiente de produção.

 

Estratégia multicanalidade

A adoção das novas tecnologias também permitiu à Havan pavimentar sua estratégia de atuação multicanal, ampliando a oferta de soluções como a compra pelo site e a retirada nas lojas. 

 

No ano passado, a empresa ficou entre as dez mais bem colocadas no Índice de Maturidade Digital (IMD) da Isobar, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas. 

Com as tecnologias de código aberto, a Havan acelera ainda mais essa maturidade, e passa a oferecer um serviço para o cliente final com a mesma excelência, tanto no ambiente físico como no online.  

 

A experiência vem sendo tão bem sucedida que a Havan já está trabalhando em um plano para expandir sua presença digital com um marketplace. 

Ainda em implementação, a novidade deve ser anunciada em breve.

 

Veja o que diz o coordenador de Desenvolvimento da Havane gerente de Contas da Red Hat, Eder Varela:

 

“A Havan já vinha investindo muito nessa integração de canais. As soluções implementadas ajudam a otimizar as vendas do e-commerce e também auxiliam no sistema de entregas, indo ao encontro da ideia de ofertar melhoria contínua para o cliente”.

“Ter mais aplicações com melhor qualidade suportando as lojas e clientes terá um impacto muito grande nos resultados da companhia”. 

“Se tivermos uma operação rápida e uma solução que funciona dentro dos objetivos da empresa, consequentemente, nossos clientes estarão mais satisfeitos”.