SOLIDARIEDADE

Empreendimento social de SC faz ação para doação de itens escolares e de prevenção ao Covid-19

05/11/2020 14:20:00

Empreendimento social de SC faz ação para doação de itens escolares e de prevenção ao Covid-19

A OMUNGA, empreendimento social de Joinville com sete anos de história, tem buscado pessoas, empresas e organizações sociais que possam contribuir com recursos financeiros ou itens para montar 10 mil kits de prevenção.

Estes kits irão beneficiar 10 mil famílias que já são acolhidas pela instituição por meio dos projetos educacionais e, que agora, serão atendidas para proteger sua saúde. 

Os itens que compõem os kits foram selecionados de acordo com a sugestão da OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras entidades de proteção. 

Além disso, foram relacionados itens ligados à educação, indicados pela equipe pedagógica e mentores do instituto.

 

A OMUNGA é um dos negócios de impacto social que fazem parte do programa VOA, criado pela Cervejaria Ambev, em Santa Catarina desde 2019.

Tem como objetivo promover mais liberdade, autonomia e poder de escolha para crianças que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social, por meio da educação.

 

Atualmente, três projetos são promovidos pelo empreendimento social, que, no conjunto, beneficiam mais de 6 mil crianças e 550 professores:

 

  • Projeto Escolas do Sertão (nas cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí/PI).

  • Livros para África (Luanda, capital de Angola).

  • OMUNGA na Amazônia (Atalaia do Norte/AM).

 

Os recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos são obtidos com a venda de produtos, especialmente camisetas, um clube de assinatura (OMUNGA Clube), doações mensais e/ou pontuais, além de recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura, antiga Lei Rouanet. 

A previsão de entrega dos kits é no início do ano de 2021.

 

Para doar, acesse o site

Para tirar dúvidas, entre em contato através do e-mail [email protected].

 

 

Veja o que diz Roberto Pascoal, empreendedor social e fundador:

 

“Em alguns desses municípios não há hospitais, apenas postos de saúde, como em Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí, incluindo a região de Atalaia do Norte (AM), que foi parte do epicentro das contaminações em comunidades indígenas.”

“A partir de momentos de escuta com o poder público das cidades beneficiadas pelo nosso empreendimento social sobre como poderíamos ajudar nesse contexto, nasceu a Força-Tarefa OMUNGA”. 

“Analisamos a possibilidade de potencializar aulas e outras atividades virtuais, mas percebemos a inviabilidade por conta do acesso limitado ou inexistente à internet e equipamentos tecnológicos nessas regiões”. 

“Constatamos, então, que a principal necessidade nesse momento é proteger a vida de milhares de pessoas que residem naqueles municípios, oferecendo informações e itens que promovam os cuidados básicos de higiene e prevenção”. 

“O VOA nos preparou para o contexto atual do Brasil e do mundo. Pois, durante o programa, revisamos operações, métodos, processos, gestão, objetivos que resultou no empoderamento de nosso potencial de execução e fortaleceram nossa conexão com a causa da OMUNGA. Acabamos mais preparados para todo tipo de adversidade, inclusive, o da pandemia”. 

“Estamos mais obstinados para construir bibliotecas e realizar formações de professores no Brasil e no mundo”.