GERAL

Santa Catarina tem cidades em destaque nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios

19/11/2020 12:45:00

Santa Catarina tem cidades em destaque nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios

Anunciado nesta quarta-feira (19), o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais, e o SEBRAE, analisa a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. 

O estado de Santa Catarina se destaca com Florianópolis, que obteve a 4ª posição no ranking geral.

Entre os municípios do Vale do Itajaí, Blumenau se destaca por ser o segundo no estado com melhor classificação no pilar "Inovação e dinamismo econômico" e o 17º no país, pelo mesmo critério.

Outro diferencial no município foi no indicador "Empregos no setor criativo", assumindo a 5ª posição em nível nacional e o 1º no estado catarinense.

Já Itajaí, sexta cidade melhor posicionada no estado, se destacou no pilar  "Acesso à saúde", ficando em 6º lugar no país e 1º no estado. 

O município ainda obteve um bom resultado no indicador "PIB per capita", ficando nas mesmas posições, 6º lugar nível nacional e 1º no estado.

O levantamento tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios. 

Todas os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. 

Os pilares estão inseridos em 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

Para conferir o estudo completo, acesse este link

 

Confira o Ranking com as cidades de Santa Catarina: