E-COMMERCE

Cinco estratégias para os pequenos negócios aumentarem as vendas online nessa Black Friday

25/11/2020 09:45:00

Cinco estratégias para os pequenos negócios aumentarem as vendas online nessa Black Friday

A Black Friday, que movimentou mais de R$13,5 bilhões no último ano, pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e conquistar clientes.

Neste ano, os descontos precisarão ser acompanhados de uma boa adaptação das vendas para o mercado digital. 

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa é de que as vendas online desta data cresçam em até 77% se comparadas com o ano passado.

Guilherme Galesi Hernandez, CEO da Kyte, uma plataforma de vendas e gestão para digitalizar pequenos negócios, de Florianópolis, separou cinco estratégias para ajudar os pequenos comerciantes a se prepararem para esse movimento. 

Confira:

1 - Esteja no celular do cliente

Hoje, já não basta estar online, é preciso estar no celular do seu cliente. 

Nos últimos seis meses, a proporção de brasileiros que utilizou um smartphone para fazer compras ou pagamentos subiu de 85% para 91%, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. 

Por isso, para aproveitar bem esse aumento da demanda, é interessante investir em marketplaces ou em plataformas que permitam a criação de lojas virtuais otimizadas para o mobile. 

O aplicativo da Kyte, por exemplo, oferece as funcionalidades de catálogo e pedido online na versão gratuita. 

Antes da pandemia, os recursos faziam parte do pacote PRO, mas foram liberados como uma forma de ajudar pequenos comércios a passar por esse período. 

A plataforma também permite que os usuários programem descontos em suas lojas.

2 - Planeje-se com antecedência 

Para que datas como a Black Friday efetivamente tragam resultados positivos para os lojistas, é necessário planejamento e organização. 

Uma dica é ficar atento ao cálculo dos descontos para não gerar prejuízos, assim como ao controle de estoque para evitar problemas com falta de mercadorias.

Outra estratégia pode ser aproveitar o dia de promoções para vender algum produto com baixa demanda a um preço bem mais atrativo.

3 - Dê descontos reais 

Cada vez mais os consumidores estão atentos aos preços das lojas e realizando pesquisas antecipadas para evitar cair em golpes. 

É fundamental para a boa reputação do comércio que os valores dos produtos não sejam aumentados nos dias anteriores à Black Friday e que os descontos dados sejam reais.

Em pesquisa da Social Miner em parceria com a Opinion Box, 41% dos consumidores declararam que desistiriam de uma compra mesmo diante de uma boa oferta caso desconfiassem de que o desconto não era verdadeiro. 

4 -  Ofereça um catálogo atraente

O aumento da competitividade no comércio online exige que os comerciantes encontrem formas de deixar a experiência dos catálogos virtuais o mais atraente possível para seus clientes. 

Apresentar imagens de qualidade e descrições completas dos produtos oferecidos são ótimas formas de manter o engajamento do consumidor. 

Aliás, a falta de informações e detalhes das mercadorias também é apontada por 33% das pessoas como um dos fatores que as fariam desistir das compras na pesquisa da Black Friday.

5 - Aproveite para fidelizar clientes

Temporadas de alta demanda como a proporcionada pela Black Friday são excelentes oportunidades  para investir no pós-venda e se conectar com novos consumidores. 

No aplicativo da Kyte, há a possibilidade de cadastrar clientes, o que favorece o contato para atendimento e ainda permite uma avaliação dos hábitos de compra. 

Com isso, fica mais fácil divulgar produtos e compartilhar promoções especiais com base nos interesses do cliente, aumentando as chances de trazê-lo de volta para a loja depois da data comemorativa.