TECNOLOGIA

Startup Bússola Social de Itajaí criou plataforma social que ganhou o Brasil

26/11/2020 13:20:00

Startup Bússola Social de Itajaí criou plataforma social que ganhou o Brasil

A startup Bússola Social, empresa de tecnologia social com sede em Itajaí, vem mudando a forma como é feita a gestão do Terceiro Setor no Brasil. 

Nascida em 2018, a startup desenvolveu uma plataforma que facilita tanto a realização dos projetos por parte de organizações sociais quanto a aplicação de recursos por investidores. 

Hoje o sistema já cadastrou 7.357 Organizações da Sociedade Civil (OSC).

São 157.500 pessoas atendidas por elas.

Está presente em 743 cidades, distribuídas entre os 26 estados do Brasil e Distrito Federal. 

Só em outubro de 2020, o sistema Bússola conectou projetos sociais a editais que somam mais de R$ 500 mil.

De maneira resumida, o sistema da Bússola permite que gestores e educadores sociais façam a gestão dos seus projetos e atividades de forma automatizada e transparente.

Ele aumenta a sua visibilidade, libera tempo gasto em burocracia e organização, além de facilitar a captação de recursos e prestação de contas.

Já para quem investe no Terceiro Setor — como empresas, institutos, fundações ou órgãos públicos — , a plataforma facilita a divulgação de editais de seleção de projetos, ajuda a conexão com projetos sociais de todo o país e o acompanhamento dos resultados das iniciativas apadrinhadas. 

Uma das instituições que investiu no sistema Bússola desde o início foi a Rede Salesiana Brasil. 

Com 135 anos de atuação no Brasil, a organização conta com 109 unidades sociais que atendem de crianças a adultos com contraturno escolar, programa de aprendizagem e oficinas profissionalizantes.

São 71.792 pessoas atendidas e registradas na plataforma.

Com a proliferação do novo coronavírus, a startup itajaiense também lançou, gratuitamente, o sistema de Diagnóstico Familiar, para coleta de informações sobre o impacto socioeconômico da pandemia. 

A plataforma ajudou centenas de organizações a identificarem a entenderem quais as principais necessidades de mais de 20 mil famílias brasileiras.

Permite uma ajuda direcionada e assertiva, seja por meio da doação de alimentos, materiais de higiene, roupas ou outras demandas urgentes dessas pessoas. 

Co-fundador da Bússola Social, o jornalista Áureo Giunco Júnior explica:

“Nossa plataforma foi desenvolvida com o propósito de ajudar quem ajuda”. 

“Facilita, principalmente, o trabalho nas organizações sociais, que muitas vezes sofrem com a burocracia, além de não conseguirem alcançar seus objetivos por falta de investimentos”.

“O sistema Bússola foi feito para facilitar a organização das ações do Terceiro Setor, profissionalizando ainda mais seu trabalho”. 

"Além de automatizar processos que tomavam tempo, também conectamos os investidores aos projeto, o que impulsiona os impactos positivos na sociedade”.