ECONOMIA

Santa Catarina gera mais de 32 mil empregos, melhor outubro da história

27/11/2020 10:00:00

Santa Catarina gera mais de 32 mil empregos, melhor outubro da história

Santa Catarina apresenta novamente números expressivos na geração de empregos formais. 

O Estado teve um saldo positivo de 32.911 vagas em outubro.

É o melhor desempenho para o mês desde 2004, início da série histórica. 

Além disso, teve o quarto maior saldo do Brasil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (26).

No acumulado do ano, Santa Catarina apresenta o melhor desempenho entre todos os estados, com um saldo de 35.210 carteiras assinadas.

Todos os setores da economia catarinense contrataram mais do que demitiram no mês de outubro.

O setor de serviços obteve o melhor desempenho, com um saldo de 12.128 novas vagas. Em seguida vem a indústria (11.256) e na sequência o comércio (7.891), a agropecuária (1.002) e a construção (634).

As mais de 32 mil novas vagas com carteira assinada no Estado em outubro são resultado das 116.806 admissões e 83.895 demissões. 

Quando se trata do Brasil, o saldo positivo de geração de empregos foi de 394.989.

Em setembro, o Estado havia apresentado o melhor desempenho na região Sul e terceiro maior saldo acumulado do país, com criação de 26.409 novas vagas.

O economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Pietro Aruto, avalia que analisando os dados, se continuada essa aceleração do emprego, em novembro, SC deve ultrapassar o número de vagas formais antes da pandemia.

A governadora Daniela Reinehr comenta:

“Esses dados mostram que Santa Catarina avança significativamente na recuperação, após os impactos sofridos pela pandemia de Covid-19”. 

“Nós temos trabalhado para aumentar a oferta de empregos e renda dos catarinenses e já estamos colhendo os frutos disso”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Henry Quaresma, avalia:

“Santa Catarina é um estado diferenciado, com uma matriz econômica diversificada que atrai investidores e gera oportunidades”. 

“Fato é que apresenta números expressivos na geração de empregos formais, mesmo em meio a uma pandemia. Isso mostra a veia empreendedora de um povo resiliente”. 

“Temos à frente da Secretaria a missão de fortalecer as ações e incentivos para alavancar novos negócios e investimentos para o Estado”.