TECNOLOGIA

Itajaí implementa ferramenta para agilizar abertura de empresas

06/01/2021 14:15:00

Itajaí implementa ferramenta para agilizar abertura de empresas

O governo municipal de Itajaí anunciou que, a partir desta sexta-feira (08), começa a funcionar o Aprova Digital.

Trata-se de uma ferramenta onde os pedidos de abertura de empresa serão realizados de forma digital.

A partir desta data o cidadão passa a realizar todo o processo de modo remoto, inclusive a solicitação para a inscrição Municipal e a Licença de Alvará que também serão emitidas de forma eletrônica. 

O prazo de abertura de uma empresa que em Itajaí era de aproximadamente 60 dias deve reduzir com o novo sistema.

Com a mudança para o sistema Aprova Digital, a Prefeitura de Itajaí informa que não vai mais analisar as viabilidades de aberturas de empresas da Junta Comercial de Santa Catarina (REGIN), que passará a ter a liberação automática. 

Para cumprir a etapa da JUCESC, o requerente deverá: consultar a viabilidade online, no sistema Aprova Digital; confirmar o endereço; ver a possibilidade da abertura da empresa, no local pretendido, de acordo com a Lei de Zoneamento e analisar o grau de risco.

O preenchimento e envio de todas as informações e documentos eletrônicos necessários a esses atos, serão de responsabilidade do próprio requerente.

 

Para o presidente da CDL de Itajaí, Laerson Batista da Costa, a notícia chega em boa hora:

“Estávamos vivendo uma situação muito complicada no município, por conta do prazo muito longo, os empresários estavam optando por outros municípios”.

“A geração de emprego e renda prevista para ficar em Itajaí escapava por conta da morosidade”. 

“Estamos otimistas e acreditamos em um novo momento, com a possibilidade da abertura de novas empresas. Com isso, todos ganham”.