CHUVAS

Blumenau decreta situação de emergência por conta das chuvas da última semana

27/01/2021 11:35:00

Blumenau decreta situação de emergência por conta das chuvas da última semana

O prefeito Mário Hildebrandt assinou nesta terça-feira (26), o Decreto nº 13.005 que declara Situação de Emergência no município.

A decisão foi tomada por conta das chuvas intensas que ocasionaram deslizamentos, quedas de árvores e inundações registradas desde o dia 17 de janeiro. 

Levantamentos preliminares da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci), calculam que os prejuízos devem superar R$ 3 milhões, envolvendo danos ao patrimônio público e privado em Blumenau. 

A maioria das ocorrências foram relacionadas à deslizamentos.

Até a tarde desta terça-feira (26), a Defesa Civil registrou 357 ocorrências devido às chuvas

Destas, 217 são deslizamentos de terra, 40 quedas de árvores, 94 análises de risco e seis alagamentos. 

O acumulado mensal de chuva registrado chegou a 318,7mm em janeiro, o que já supera em 74% a média do mês, que é de 183 mm. 

Apesar dos estragos registrados em vários bairros, nenhum óbito ou ferido com gravidade foi registrado.

 

O prefeito Mário Hildebrandt, destaca a importância do decreto na busca por recursos para o município:

“Com o decreto em mãos e imagens que já temos dos problemas causados pela chuva, faremos agora o cadastro no sistema nacional de Defesa Civil, para que consigamos captar recursos para auxiliar nos trabalhos de recuperação”. 

“Parte muito importante nesse processo de lidar com as chuvas e fundamental para conseguirmos lidar com a situação e termos apoio financeiro dos órgãos nacionais”.





Jornada Startups 2026 seleciona até 150 novos negócios de tecnologia em Santa Catarina

Programa realizado pela ACATE e Sebrae Startups busca empresas que já possuem produtos validados e foca na superação do estágio inicial de mercado



Porto Itapoá supera dois milhões de litros de água reutilizados

Sistema de reuso instalado combina tecnologia avançada e reforça a gestão sustentável dos recursos hídricos no terminal



Cerca de 84% das organizações aumentaram os seus investimentos em IA, aponta relatório da Deloitte

Estudo ‘The State of AI in the Enterprise’ reuniu a opinião de mais de 3,2 mil líderes de negócios no mundo.



CRECI Imobi Experience terá palestras nacionais e painéis sobre mercado imobiliário em evento gratuito

Um dos maiores eventos do mercado imobiliário catarinense volta a Balneário Camboriú nos próximos dias 25 e 26 de março