Patrocinado

Home Office: 4 dicas para trabalhar com excelência

Home Office: 4 dicas para trabalhar com excelência


Por Moris Kohl
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau

 

Pode ser chamado também pela sigla SOHO (Small Office and Home Office), este método de trabalho é normalmente usado por freelancers.

Escritório em casa para atividades profissionais tem sido adotada por muitos profissionais liberais e agora toma força aos empresários e gestores principalmente em grandes centros urbanos.

Como professor, muitos acadêmicos me perguntam das barreiras e vantagens. As vantagens são grandes, mas é preciso muito cuidado para não cair em armadilhas. Algumas atividades permitem mais esta utilização e outras menos por ter convivência constante com o time.

Existem dois tipos de home office: o integral, que envolve atividade exclusiva em sua casa, e o misto, que intercala com dias específicos de atividades profissionais no sistema, opções em muitas empresas com dias determinados e funções a serem desempenhadas por seus funcionários.

Compartilho abaixo quatro importantes dicas para quem almeja trabalhar nessa modalidade:

  1. Local adequado: O local não é sua cama, sua mesa de cozinha, deve ser escolhido como um lugar que possa atender suas atividades profissionais como: boa iluminação, lugar mais silencioso.

  2. Ferramentas básicas necessárias: Home Office é um escritório e a produtividade está relacionada também com sua estrutura, telefone exclusivo para suas atividades profissionais, boa internet, câmera especial para vídeos conferências/reuniões de trabalho, cadeira adequada, mesa, impressora, porta arquivos, programa de arquivo em nuvens para facilitar o acesso online.

  3. Horário de trabalho: Não por trabalhar em casa que você atende até 23h diariamente, crie uma rotina de atendimentos com horários fixos, deixe isto registrado em sua mente e aos seus familiares, fornecedores, clientes e amigos. A vantagem de não pegar trânsito, não ser interrompido em reuniões externas não isenta você de se organizar com relação ao horário de trabalho. Este não é o caso para empresas que permitem seus colaboradores da extensão do Home Office onde regras são claras e devem ser cumpridas. A rotina de trabalho vai tornar sua vida profissional mais compensadora.

  4. Evite as interferências: Temos dois tipos de interferências: externa ou interna. No caso externa pode ser de redes sociais, cafés improdutivos sem objetivo profissional no seu horário de trabalho, amigos que querem dicas ou conversar assuntos pessoais não relacionados a sua meta, projeto profissional. Já no caso interna a família precisa entender do seu horário comercial, nos intervalos muitas mulheres fazem atividades.   



Patrocinado