LOGÍSTICA

Allog define planejamento estratégico até 2031 dando início às comemorações dos 20 anos

28/01/2021 12:30:00

Allog define planejamento estratégico até 2031 dando início às comemorações dos 20 anos

A Allog, que atua nos segmentos de logística internacional e comércio exterior com matriz em Itajaí, lançou seu Planejamento Estratégico 2031. 

A movimentação de 81 mil TEUS em 2020, entre importação e exportação, representou um crescimento de mais de 40% no faturamento da empresa em relação ao ano anterior.

A formatação do Planejamento Estratégico deu início às comemorações de 20 anos de atuação no mercado logístico. 

As ações especiais seguirão até dezembro, mês de aniversário da empresa. 

Hoje, a Allog é hoje a maior embarcadora de cargas em contêiner do Brasil para os Estados Unidos entre os agentes de carga. 

Historicamente, também atua forte na movimentação dos segmentos de alimentos e bebidas, têxtil, energia sustentável, eletroeletrônicos, agronegócio, químicos e polímeros, embarcações de passeio, e máquinas e equipamentos.

O Planejamento Estratégico 2031 da empresa foi construído em 12 meses de trabalho e foi finalizado no último final de semana, com a participação de 36 colaboradores ligados a todas as diretorias. 

Foram pesquisas, análises, workshops e reuniões de trabalho para elaborar a visão de futuro da empresa e apontar os valores considerados essenciais pela equipe. 

 

Com o auxílio do professor Uberaldo Teixeira Fernandes, consultor da Fundação Dom Cabral, as atividades levaram em conta cinco pilares específicos: 

  • patrimônio humano.

  • tecnologia e processos.

  • mercado e imagem.

  • valor para o cliente.

  • econômico-financeiro.

 

O presidente da Allog, Alex Oliveira, reforça que o planejamento estratégico é essencial para a continuidade do negócio:

“Planos e metas bem definidas tornam o caminho mais claro e contribuem para alcançarmos o nosso objetivo”. 

“Mais importante do que definir como, quando e onde a empresa quer chegar, é construir este plano em conjunto com a equipe que ajudará a atingir estas metas. Desta forma, os desafios são superados em conjunto”.

 

Anderson Venâncio, vice-presidente da Allog, explica:

“A Tecnologia, Desenvolvimento Humano e Logística Integrada são alguns dos itens elencados como essenciais para nossa empresa até 2031”.

“A experiência de organizar o planejamento estratégico dos próximos 10 anos da Allog foi desafiadora”. 

“É preciso ter consciência das incertezas e variações de cenário, principalmente com o mercado logístico, onde o frete se comporta como uma commodity”. 

“O câmbio pode impactar de forma favorável ou não, há muita interferência do momento político e econômico do nosso país e uma variedade de ações internas e externas que contaminam a visão”. 

“Reunir uma equipe de 36 colaboradores com diferentes ideias e experiências foi um dos segredos do sucesso do planejamento estratégico”. 

“Isso inclui ouvir ideias diversas até encontrar a melhor estratégia possível para a perpetuação do negócio”.