BRANDING

Personal Branding como opção de carreira cresce durante a pandemia

01/02/2021 17:00:00

Personal Branding como opção de carreira cresce durante a pandemia

A consultoria em Gestão da Marca Pessoal, do inglês Personal Branding, foi uma das carreiras que cresceram durante a pandemia. 

A Especialista Internacional em Personal Branding e sócia-fundadora da Youbrand.Company, empresa especializada em Personal Branding que possui soluções que vão desde a consultoria, treinamentos, escola de formação, software e eventos, de Itajaí, Daniela Viek, atribui esse crescimento a diferentes motivos. 

 

Entre eles estão:

  • a necessidade de posicionamento digital ou de melhorar o posicionamento já existente.

  • transição de carreira ou reinvenção do modelo de negócio exigindo estratégias e apontamento de caminhos.

  • necessidade de um planejamento e ações assertivas.

  • novas oportunidades de negócios geradas pela pandemia, como teletrabalho.

  • a necessidade de diferenciação e relevância frente a muito ruído gerado pela avalanche de usuários online disseminando informações pela rede.

 

Segundo Daniela, o Personal Branding é um processo de gestão pessoal com enfoque na Marca Pessoal, para que fique clara a proposta de valor para o público-alvo.

Serve para atrair mais oportunidades para a carreira e negócios. 

Ela comenta que diferente do que aplicar um conjunto de ferramentas e técnicas do mundo corporativo para uma pessoa física, o Personal Branding precisa considerar o fator humano, sua complexidade e todas as suas variantes.

 

Confira alguns benefícios de uma consultoria em Personal Branding:

  • Clarificação sobre quem você é e o valor do que entrega ao mercado.

  • Identificar seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.

  • Melhorar o alinhamento entre sua identidade, imagem e reputação.

  • Descobrir o seu Diagnóstico de Imagem online.

  • Aprimorar sua comunicação estratégica (Storytelling, Pitch).

  • Mapear seu capital relacional e transformar em verdadeiras e poderosas conexões.

  • Identificar para quem comunicar a sua mensagem, seu target.

  • Analisar o mercado  (oportunidades, concorrentes) para melhor posicionamento da sua marca pessoal.

  • Ter o seu plano de ação para executar e indicadores claros para sua gestão e evolução.

 

Daniela Viek comenta:

“Quem não pensava na marca pessoal, passou a pensar. A concorrência no ambiente online aumentou, para além da visibilidade”. 

“Pensar o posicionamento, estratégias e possibilidade de vendas se tornou necessário”. 

“E com isso, muitos profissionais se reinventaram, e o Personal Branding foi crucial para alavancar as mudanças necessárias com consistência e visão de curto, médio e longo prazo”.

 

Com isso, a consultora afirma que a gestão da marca pessoal se tornou essencial, antes, durante e depois da pandemia do novo coronavírus:

“Para funcionar, a gestão da marca pessoal não pode ser oportunista, apenas quando se deseja uma promoção, vender um produto ou conquistar um emprego, ou seja, ela deve ser contínua”. 

“Neste período, quem ainda não havia despertado para a importância e oportunidades que podem surgir a partir de um posicionamento estratégico da marca pessoal, começou a olhar para o tema com mais atenção”.