CORONAVÍRUS

Idosos com 90 anos ou mais já podem agendar a vacina contra a Covid-19 em Blumenau

09/02/2021 15:00:00

Idosos com 90 anos ou mais já podem agendar a vacina contra a Covid-19 em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), deve receber até o fim desta terça-feira (9), 1.600 vacinas contra a Covid-19. 

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE), deste total  985 serão destinadas aos idosos com 90 anos ou mais. 

Esta é a primeira remessa destinada a este grupo prioritário da campanha. 

A Semus já abriu as vagas para este grupo fazer o agendamento da vacina. 

A ação dá inicio a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Blumenau. 

O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. 

Assim que um novo quantitativo de doses chegar ao município, será aberta nova agenda para os idosos do grupo que não conseguiram garantir a vacina.

 

Como Agendar a Vacina

O agendamento da vacina contra o coronavírus pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). 

Os idosos com 90 anos ou mais que estejam acamados devem ligar no telefone 156 (opção 2) para sinalizar a necessidade de receber uma equipe da Secretaria de Promoção da Saúde em casa para a vacinação.

Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para a segunda imunização, dentro do prazo adequado de retorno. 

A partir desta semana seis equipes vão atender os agendamentos no Setor 1 do Parque Vila Germânica, das 8h às 19h.

O atendimento deste grupo prioritário está previsto na Nota Técnica nº 001 GEVIM/DIVE/SUV/SES de 08 de fevereiro de 2021, que orienta a vacinação contra Covid-19 nos idosos acima de 90 anos em Santa Catarina.