FINANÇAS

O que é o Open Banking e como vai funcionar esse sistema no Brasil

11/02/2021 08:45:00

O que é o Open Banking e como vai funcionar esse sistema no Brasil

No dia 1 de fevereiro de 2021, o Banco Central deu início à implementação do Open Banking no Brasil. 

O sistema tem como objetivo oferecer mais opções para o consumidor.

Ele permite que se tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser.

 

No Brasil, o cronograma de implementação do Open Banking está dividido em 4 etapas, de acordo com o Banco Central:

  1. A primeira fase teve início no dia 1/02. Nela, são abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem – como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes.  

  2. Na segunda fase, que começa no dia 15/07, o cliente poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços relacionados à conta.  Tudo isso acontece somente com a autorização da pessoa.

  3. Na terceira fase, com início em 30/08, vai ser possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco. Os clientes poderão compartilhar o histórico de informações financeiras e terão acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito por um aplicativo de mensagem, por exemplo. 

  4. Na última fase, que terá início em 15/12, será possível o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços, como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.

 

O que é Open Banking?

Na tradução literal, open banking significa “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. 

Imagine todo o histórico de crédito que você construiu ao longo do tempo com um banco ou instituição financeira.

Hoje, se você quiser mudar de banco, essas informações ficam presas.

Uma instituição não passa esse histórico para a outra.

Seu relacionamento precisa começar do zero, criando mais dificuldades para conseguir acesso a crédito e outros serviços, por exemplo.

Com o Open Banking, o cliente consegue pegar todas as suas informações e levá-las para onde quiser, sem ter que começar do zero com uma nova instituição.

 

Quais as vantagens do Open Banking?

Entre os benefícios do sistema, estão:

  • Mais liberdade e autonomia para os clientes, já que com o Open Banking, o cliente não fica preso ao sistema.

  • O cliente tem menos custos, pois o sistema é muito mais integrado, permitindo cortar intermediários e tornar processos mais rápidos e baratos.

  • Traz mais competição, pois o Open Banking reduz a barreira de entrada para novos serviços e produtos, criando um ambiente mais competitivo e com mais opções para o consumidor.


Fonte: Nubank