TECNOLOGIA

Pandemia impulsiona os modelos híbridos de trabalho em Santa Catarina

12/02/2021 14:45:00

Pandemia impulsiona os modelos híbridos de trabalho em Santa Catarina

Muitas empresas de Santa Catarina já estão anunciando que, mesmo com o fim da pandemia, o trabalho remoto deve continuar, mas em um modelo híbrido, que mescla dias de home office com dias no escritório. 

Para Renato Navas, Head de People Science da Pulses, startup de Itajaí, o novo formato pode ser uma boa aposta, mas é importante que a organização faça testes, experimente e entenda o que faz mais sentido para os colaboradores. 

Foi com essa estratégia que a Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil, decretou o modelo híbrido para seus quase 2 mil funcionários. 

A decisão veio depois da realização de estudos de mercado, benchmarking com outras empresas e, principalmente, após uma pesquisa feita com os colaboradores para entender como eles estavam se sentindo a respeito de uma continuidade do home office em um cenário seguro, pós-pandemia. 

No levantamento, 83% responderam que gostariam de trabalhar de 3 a 5 dias de forma remota, e 59% responderam que gostariam de ir ao escritório pelo menos uma vez na semana.

 

Pessoas em primeiro lugar

Na WK Sistemas, empresa de Blumenau referência em softwares de gestão empresarial (ERP), foi o foco no colaborador que fez o modelo híbrido ser uma realidade. 

Apesar de ter sido a primeira vez que o trabalho remoto foi implementado na organização, a equipe conseguiu se adaptar bem à novidade.

Manteve a produtividade e a conexão com o resto do time, e inclusive conseguiu bater as metas de 2020. 

Cláudia Rutzen, diretora administrativa da WK, destaca que a WK busca possibilitar que cada um, baseado nas suas necessidades pessoais e especificidades das suas condições, possa fazer a melhor escolha sobre como quer trabalhar. 

 

Colocar o bem-estar das pessoas que trabalham na empresa como prioridade também fez a Involves com sede em Florianópolis.

A Chief People Officer da empresa, Thuany Schutz, explica que, desde o início da pandemia, a Involves adotou o trabalho remoto e adaptou a experiência para a nova realidade. 

A Involves começou o ano focada em mais flexibilidade, liberdade e poder de escolha para as equipes.

A empresa adotou o conceito de "trabalhe de onde quiser", em que colaboradores poderão trabalhar de qualquer lugar e utilizar os escritórios quando considerarem necessário.

Os benefícios também foram revistos, com adoção de um cartão de benefícios flexível e a criação de um benefício para lazer e bem-estar.

 

Escritórios se tornam espaços de coworking 

Na fintech Asaas, o modelo híbrido também foi uma solução para o crescimento da empresa, que aumentou o número de funcionários de 104 em 2019 para 186 em 2020, e permanece contratando. 

Para atender ao novo cenário, a sede da startup, em Joinville, está passando por uma reformulação. 

Serão 198 estações de trabalho que os times poderão usar como coworking. 

Quem preferir, poderá permanecer em home office com os notebooks, cadeiras e demais equipamentos oferecidos pela empresa, como explica Pâmela Lisboa, gestora de Pessoas e Cultura no Asaas.

 

Pandemia acelerou a cultura de empresa remota

A GeekHunter acelerou seus processos e adotou oficialmente neste ano, três modalidades de trabalho a escolha do colaborador: 

  • presencial, com no mínimo quatro dias de trabalho no escritório.

  • híbrido, que exige dois dias por semana presencialmente.

  • totalmente remoto.

Tomás Ferrari, CEO e fundador da Geek, explica que a contratação remota é algo estratégico para muitas companhias, pois possibilita atrair mais talentos, que podem estar em qualquer lugar do mundo, além de formar um time de pessoas mais preparadas para o futuro do trabalho, flexível e inovador.