Patrocinado
CineArte mostra o lado peculiar da colonização alemã

CineArte mostra o lado peculiar da colonização alemã

O filme Outra Memória, de Chico Faganello, está na programação do CineArte desta segunda-feira, dia 8.  

A história tem como base uma atriz misteriosa que inspira a reflexão sobre o passado europeu no Sul do Brasil.

Surpreendentes fotografias e filmes antigos mostram que muitos episódios da colonização alemã podem ser vistos com outros olhos.

A sessão começa às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner, na Fundação Cultural de Blumenau com entrada franca.

Filmado no Brasil e na Alemanha, com trilha sonora adaptada de grandes compositores clássicos e contemporâneos, como Yamandú Costa, Edino Krieger, Bach, Schubert e Mozart, "Outra história" é uma obra fundamental para quem quer conhecer a história da colonização européia em Santa Catarina e no Sul do Brasil.

O filme parte de fatos reais, a biografia de Edith Gaertner (1882-1967), atriz que viveu em Blumenau, onde sua casa faz parte de um acervo histórico.

A produção reúne um vasto material de arquivo – centenas de fotografias em preto e branco, guardadas ao longo de quase um século, e filmes em 16mm de pioneiros do cinema no Sul do Brasil.

Outra Memória conta o desenrolar de um ensaio teatral em que os atores, o diretor da peça, um mensageiro e um jornalista tentam buscar o entendimento sobre a melhor versão da história a contar.

Ao se depararem com as imperfeições do passado, até então desconhecidas, cada um deles se comporta, indiretamente, como personagens influentes da história contemporânea, e tenta uma solução para salvar o espetáculo.

Mas um evento histórico, cíclico, que acontece desde que a cidade foi fundada pelo filósofo e químico Hermann Blumenau, irrompe com a sua fúria, exatamente no dia da estréia da peça.

A realização do filme contou com a participação do Arquivo Histórico de Blumenau e da Americas Film Conservancy, além de investidores da iniciativa privada.


Patrocinado