FISCALIZAÇÃO

Procon intensifica fiscalização nos postos de combustíveis de Blumenau 

05/03/2021 09:35:00

Procon intensifica fiscalização nos postos de combustíveis de Blumenau 

Em função da alta do preço dos combustíveis nos últimos dias, o Procon de Blumenau está intensificando a fiscalização nos postos de combustíveis. 

A medida serve para verificar se está havendo prática abusiva por parte dos estabelecimentos.

De acordo com o responsável pelo órgão de defesa do consumidor, Marcello Schiliró, a fiscalização deve atingir mais de 10 postos até esta sexta-feira (5), devendo se estender e se intensificar durante a próxima semana.

Para uma avaliação mais precisa se está havendo abuso de preços nas bombas na cidade, o Procon está autuando os postos de combustíveis, exigindo as notas fiscais de entrada (compra) e os cupons de saída, devendo os proprietários dos estabelecimentos apresentarem os documentos desde o dia 1º de janeiro.

Veja o que diz  Marcello Schiliró:

“Estamos solicitando os documentos fiscais a fim de constatar ou não a prática abusiva de elevação sem justa causa do preço de produtos e serviços, conforme disposto no art. 39, inciso X do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”. 

“O que caso constato dará ensejo à aplicação das sanções previstas no CDC, em seu art. 56”. 

“A proposta é fazer a análise dos documentos fiscais solicitados, permitindo traçar a variação entre o valor de compra e venda dos combustíveis durante o ano de 2021”.

“Nada impede que os postos de combustíveis trabalhem com preços diferenciados, pois a Constituição é clara em seu art. 170, que dispõe sobre ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa".