NEGÓCIOS

Através de parceria, catarinense Cantu Pneus dribla crise e cresce 26% 

16/03/2021 10:00:00

Através de parceria, catarinense Cantu Pneus dribla crise e cresce 26% 

 

A Cantu Pneus, de Itajaí, driblou a crise causada pela pandemia do coronavírus e fechou 2020 com crescimento de 26%.

O percentual é acima do histórico da empresa, que vinha registrando ascensão anual em torno de 15% a 20%.

A meta estabelecida para este ano é de 30%. 

Com dez centros de distribuição e presença em todo o país, a importadora e distribuidora do Grupo Level atua no atacado e varejo e oferece pneus para carga, passeio, setor agrícola, industrial e off road. 

Além da Cantu Pneus, a empresa potencializa os negócios via e-commerce, por meio da plataforma PneuStore. 

Para garantir os resultados positivos em meio à crise, a Cantu Pneus apostou na pulverização das operações e no acesso ao crédito rápido e facilitado obtido por meio de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs), como a SB Crédito, parceira há cerca de três anos. 

O fundo manteve a concessão de crédito à Cantu Pneus, enquanto a maioria dos FIDCs do país decidiu suspender as operações no auge da crise causada pelo coronavírus. 

Ainda que o mercado de pneus tenha sofrido retração no Brasil, a Cantu ampliou o market share e apostou na pulverização, com nenhum cliente representando mais de 1% do faturamento.

Para manter o ritmo de crescimento em 2021, a Cantu Pneus pretende alongar o endividamento, reduzir os custos financeiros e o número de FIDCs com as quais opera. 

O objetivo, explica Vitor Leme,  o CFO do Grupo Level, é concentrar a antecipação de recebíveis em um ou dois fundos, já que a liberação rápida de créditos facilita a tomada rápida de decisões da companhia:

“Neste aspecto, a SB Crédito está altamente credenciada a ser nossa parceira especial porque é na crise que as parcerias se consolidam”. 

“Contar com a SB Crédito foi essencial para que nossos resultados fossem tão expressivos em 2020 e para que pudéssemos manter o nível elevado dos nossos negócios em meio à pandemia”.

“Entre as vantagens de atuar junto aos FIDCs está a liberação rápida de crédito a taxas de juros mais competitivas e a concessão de crédito parcelado aos clientes de qualquer porte, inclusive aos que não têm acesso a crédito em instituições financeiras”. 

“Esse é um diferencial comercial importante. Ao utilizar as operações de antecipação, nós conseguimos receber à vista e ainda dar prazo ao cliente”. 

“Do ponto de vista financeiro, a SB foi uma facilitadora em um ano tão desafiador”. 

“O setor de equipamentos originais foi o que mais sofreu e as revendas também foram bastante afetadas, mas compensamos no e-commerce e frotas”. 

“Como a matriz logística brasileira é rodoviária, não tivemos fortes quedas em pneus pesados”. 

"O agronegócio também foi muito bem, então, o que perdemos em revenda, ganhamos em frotas”.