PARCERIA

Univali firma acordo de cooperação interuniversidades com as universidades da Espanha e Itália

16/03/2021 14:45:00

Univali firma acordo de cooperação interuniversidades com as universidades da Espanha e Itália

Um acordo de cooperação internacional denominado Programa Interuniversidades, foi assinado entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e as Universidad de Alicante, Espanha, e L´Università Degli Studi di Perugia (UNIPG), Itália. 

O acordo é resultado da consolidação do trabalho realizado nas últimas décadas pelas universidades conveniadas por meio do ensino e da pesquisa.

Busca estimular a formação de equipes de trabalho multiprofissionais entre as instituições, programas de dupla titulação para graduação, mestrado e doutorado, e projetos conjuntos de pesquisa e mobilidade para professores, alunos e funcionários técnico-administrativos.

Na prática, o convênio estabelece que as universidades de Alicante e Perúgia passam a contar com um campus universitário dentro da Univali, assim como a Univali passa a ter um campus nas universidades conveniadas. 

Em breve, dois novos projetos passam a ser implementados, a partir desse acordo, o Instituto Universitário de Águas e Ciências Ambientais, entre a Universidade de Alicante e Univali, e o Centro de Pesquisa em Direito e Inteligência Artificial, com a Universidade de Perúgia.

As universidades já tinham estreito relacionamento institucional, como os programas de dupla titulação em dez cursos de graduação, mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental e mestrado e doutorado em Ciência Jurídica com a Universidade de Alicante, e dupla titulação com o mestrado e doutorado em Ciência Jurídica com a Universidade de Perúgia. 

Neste primeiro semestre de 2021, ainda com a Universidade de Perúgia, serão anunciados novos convênios de dupla titulação para 18 cursos de graduação.

O reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, explica:

“Trata-se de acordo inédito e que amplia as fronteiras de internacionalização do ensino superior brasileiros, estabelecendo cooperação que vai além de programas de intercâmbio, mas estreita laços em todas as áreas da vivência acadêmica”.