CORONAVÍRUS

Luciano Hang e Carlos Wizard lançam abaixo-assinado para doação de vacinas aos trabalhadores

22/03/2021 11:05:00

Luciano Hang e Carlos Wizard lançam abaixo-assinado para doação de vacinas aos trabalhadores

Os empresários Luciano Hang, da rede varejista Havan, e Carlos Wizard, da rede de ensino de idiomas Wizard, lançam nesta segunda-feira (22), um abaixo-assinado para que tenham a liberdade de comprar e doar vacinas da covid-19 para os trabalhadores brasileiros. 

A iniciativa surgiu em uma live feita pelos empresários e a criação do documento foi uma sugestão dos internautas.

O objetivo do abaixo-assinado é, através do apoio popular, sensibilizar o Congresso Nacional para que alterem a Lei nº 14.125. 

Atualmente, a legislação determina que se a iniciativa privada fizer a compra de vacinas, as doses devem ser 100% doadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), até que haja a total imunização do grupo prioritário. 

A proposta também pleiteia que empresas e empresários tenham autorização para comprar vacinas com registro sanitário concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou, até mesmo, imunizantes que tenham registros internacionais.

Os empresários defendem a união forças e atuação em paralelo ao SUS, acelerando a imunização e retomada das atividades econômicas. 

Também enfatizam que diversas outros empresários já manifestaram o desejo de contribuir com a sociedade para trazer agilidade ao processo de vacinação no país. 

Eles garantem que a iniciativa não irá interferir da demanda mundial de vacinas. 

Afirmam que os responsáveis pelos departamentos de importação dos grupos empresariais já conseguiram a disponibilidade de 1 milhão de vacinas que poderiam chegar ao Brasil em 30 dias, após autorização da compra. 

Na próxima semana, eles pretendem se reunir com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na tentativa de resolver o imbróglio.

Para acessar o abaixo-assinado, clique neste link

Carlos Wizard garante:

“Não vi em nenhum outro país do mundo um movimento tão grande de empresários querendo doar vacinas e vacinar seus colaboradores gratuitamente, como estamos querendo no Brasil, e estamos sendo impedidos pela burocracia”.

“Somos centenas de empresários e de todos os tamanhos, querendo comprar vacinas e doar para suas cidades e seus trabalhadores”. 

“Só estamos pedindo uma liberação para ajudar. Não estamos cobrando nada e nem vamos comercializar”.

Hang complementa que essa solicitação não tem a intenção de interferir ou “furar” a fila de vacinação do grupo prioritário, que compreende quase 78 milhões de brasileiros:

“O que se pretende é fazer um trabalho paralelo e solidário ao SUS, trazendo a agilidade da inciativa privada para o processo de vacinação no Brasil”. 

“Há mais de um ano o país e a população sofrem com as medidas restritivas que tentam conter a pandemia”. 

“As consequências vão além da crise na saúde. Atingem a economia, a educação, o esporte, os empregos, o entretenimento, o turismo, a confiança e a credibilidade do Brasil”. 

“A burocracia brasileira está matando 2 mil pessoas por dia. A iniciativa privada pode e quer somar nesta corrida pela vida”. 

"A iniciativa privada pode e quer somar nesta corrida pela vida. A vacinação em massa da população é o caminho para que que se tenha o retorno da vida normal”.