PESQUISA

Procon constata diferença de 215% nos preços das tarifas de instituições bancárias de SC

26/03/2021 11:30:00

Procon constata diferença de 215% nos preços das tarifas de instituições bancárias de SC

O Procon realizou na última semana, uma pesquisa comparativa de preços de 24 tipos de tarifas em seis instituições bancárias que atuam em SC.

O objetivo é levar mais clareza ao consumidor quanto ao valor cobrado nas diferentes transações de cada banco. 

Assim como consta no relatório, foram encontradas diferenças de 215% na tarifa de utilização de canais de atendimento para retirada em espécie.

A tabela de tarifas coletadas pelo órgão obedeceu ao padrão previsto na Resolução 3.919 de 25 de novembro de 2010 e Resolução 4.021 de 29 de setembro de 2011, editadas pelo Banco Central do Brasil. 

Dentre as normas previstas, está a padronização da nomenclatura das tarifas que devem ser seguidas por todas as instituições financeiras, facilitando a comparação dos valores cobrados entre as instituições.

O pacote básico de cada banco possui variações entre as instituições pesquisadas, no que se refere a quantidade de eventos incluídos no pacote. 

Cabe ao cliente pesquisar e verificar quais os tipos de serviços ele normalmente costuma utilizar e qual sua real necessidade de um pacote mensal. 

O ideal é negociar com o gerente qual a melhor opção de acordo com a movimentação bancária.

Dependendo da movimentação, a contratação de algum tipo de pacote pode não ser vantajosa, já que existe um pacote de serviços considerados essenciais que são gratuitos ao consumidor. 

E em alguns casos, pode ser que a cobrança da tarifa de forma avulsa, quando exceder a quantidade de gratuidade, pode ainda ser vantajosa ao consumidor.

De qualquer forma, ao optar ou não pela contratação de um pacote de serviço junto ao banco, avalie cuidadosamente a sua movimentação bancária mensal e verifique se valerá ou não a pena a contratação do pacote.

As alterações das tarifas dos serviços pesquisados podem sofrer alterações no período de seis meses após o início da vigência da tabela geral de tarifas.

O diretor do órgão, Tiago Silva, explica:

“A contratação dos pacotes de serviços oferecidos pelos bancos, dependendo da movimentação na conta, pode ou não ser vantajoso para o consumidor”. 

“Mas ele deve estar atento porque os valores podem variar de acordo com a necessidade de cada um”.