Patrocinado

Rota de Lazer anuncia presença do Grupo Folclórico Teutônia

Rota de Lazer anuncia presença do Grupo Folclórico Teutônia


Fundado no dia 9 de julho de 1987, o Grupo Folclórico Teutônia será uma das atrações da Rota de Lazer deste domingo, dia 18 de agosto, na rua XV de Novembro.

O grupo resgata a partir das 10h as origens culturais da Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, que surgiu a partir da fusão de quatro entidades, entre as quais a Sociedade Recreativa Teutônia, cujo nome primitivo era Gesellinger Verein Teutônia.

O Grupo Teutônia representa a etnia germânica, em razão da própria origem da sociedade a que pertence e a região que representa.

Pratica a dança folclórica das regiões de presença natural do idioma alemão, predominantemente daquelas da antiga Alemanha, de onde vieram os primeiros imigrantes do Vale do Itajaí, em particular, de Blumenau (Prússia, Pomerânia, Norte da Alemanha e a atual Baixa Saxônia).

Para a definição dos trajes utilizados pelo grupo foram feitas pesquisas junto à prefeitura da cidade de Braunschweig (Alemanha) e ao grupo folclórico existente naquela comunidade.

Para se manter fiel às tradições, o Teutônia possui literatura especializada, editada na Alemanha, e mantém intercâmbio informativo com grupos folclóricos daquele país.

O traje oficial usado pelos integrantes é uma réplica do modelo festivo da região Sul do Ducado de Braunschweig, usado por volta de 1800, portanto, da região e da época do nascimento de Hermann Bruno Otto Blumenau, o fundador de Blumenau, que nasceu no ano de 1819.

Além da relação histórica, o traje, coincidente e oportunamente, identifica-se também com o vale: as cores predominantes são a verde e a vermelha da Bandeira de Santa Catarina e os bordados são de flores – da cidade jardim, como Blumenau também é chamada. 

Rota de Lazer 

A Rota de Lazer é um evento tradicional de todos os domingos na rua XV de Novembro.

A iniciativa reserva o trecho entre a Nereu Ramos e a Amadeu da Luz, das 8h às 17h, para caminhadas, ciclismo e passeios com animais de estimação.

Esse programa de responsabilidade da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) também destina a cada edição espaço para que um grupo folclórico apresente o seu trabalho.



Patrocinado