Patrocinado
Novas regras para tirar a CNH  começam a valer neste mês

Novas regras para tirar a CNH começam a valer neste mês

 

 

Começam a valer neste mês as novas regras para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A partir do dia 16 de setembro o uso de simulador nas aulas de direção será facultativo e apenas uma aula de direção noturna será obrigatória.

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União em 17 de junho deste ano e previam que as novas regras entrassem em vigor no mês de setembro, 90 dias após a decisão.

São duas as mudanças:

  1. Candidatos a condutores podem escolher se querem ou não aulas com simuladores;

  2. Mudança de 25 horas/aula para 20 horas/aula de direção, alterando de duas para uma aula noturna obrigatória.

 

A partir da mudança o candidato que optar pelo uso do simulador deve realizar aulas no máximo 50 minutos antes das aulas práticas com o veículo.

No simulador o aluno deve aprender também a ligar o motor e controlar os faróis.

Para a categoria B - carros de passeio - é possível realizar até 5 horas/aula no simulador, quando ele estiver disponível no Centro de Formação de Condutores (CFC).

Sobre as aulas noturnas, para aqueles que pretendem tirar a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), serão necessárias pelo menos 5 horas/aula e dessas, pelo menos uma noturna.

Condutores que queiram adicionar uma categoria na CNH farão pelo menos 15 horas/aula, uma delas deve ser noturna.

Além disso a decisão determina que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) implemente um procedimento de acompanhamento do uso de simulador no país, para avaliar a eficácia da ferramenta na formação do condutor.

Quando a mudança foi publicada o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas demonstrou sua opinião afirmando que “a não obrigatoriedade do simulador não traz prejuízos para a formação dos condutores. Em países com excelentes níveis de segurança no trânsito não obrigatoriedade. Além disso, o simulador não tem eficácia comprovada”.

 

 

CONTEÚDO OFERECIDO PELA ASSOVESC

A Assovesc - Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Santa Catarina, atua no aprimoramento dos lojistas dedicados ao comércio de veículos.

Representamos os interesses de nossos associados ao mesmo tempo em que buscamos a adoção de normas, procedimentos e processos de gestão visando a modernização do setor, seu profissionalismo, credibilidade e desenvolvimento.

Saiba mais sobre nós em www.assovesc.com.br.


Patrocinado