TECNOLOGIA

Tecnologias educacionais de Joinville são apresentadas no RDC Cidades nesta quinta

28/04/2021 15:00:00

Tecnologias educacionais de Joinville são apresentadas no RDC Cidades nesta quinta

Na semana que marca o dia mundial da Educação, o RCD Cidades traz as inovações de Joinville, município catarinense destaque no investimento em tecnologias educacionais. 

O convidado do programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, é o diretor executivo de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Joinville, José Luiz Cercal Lazzaris.

Conforme ressalta Lazzaris, a pandemia trouxe uma nova perspectiva para o setor e acelerou o plano de transformar todas as escolas municipais em digitais até 2025 para 2021 em Joinville. 

O objetivo, ressalta ele, é tornar as aulas mais atrativas e oferecer no ensino público as mesmas condições presentes nas escolas privadas. 

Aplicativos, espaços makers, impressoras 3D, wifi nas salas e equipamentos são algumas das ações que a Prefeitura de Joinville prepara para os estudantes.

A cidade de quase 600 mil habitantes, localizada na região norte do Estado, tem as melhores notas da região Sul do Brasil e de SC no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Para participar do RCD Cidades desta quinta-feira (29) e tirar dúvidas ao vivo com o convidado, é preciso inscrever-se gratuitamente por esta plataforma.

O programa que vai ao ar às 10 horas é aberto a todos os interessados em inovação e desenvolvimento das cidades através das Tecnologias da Informação e Comunicação.

José Luiz Cercal Lazzaris comenta:

“Acreditamos que o modelo híbrido veio para ficar. Vamos manter sempre a plataforma digital no contraturno”. 

“E dessa forma estamos desenvolvendo cada vez mais itens para agregar às aulas no dia a dia”. 

“Estamos pensando em mobiliários inovadores e estamos em processo de compra de novas lousas digitais”.

Porém, o diretor observa que as Prefeituras precisam pensar no planejamento a curto, médio e longo prazo para inovar na Educação:

"Têm muitas cidades que não possuem conectividade. De nada adianta sair comprando gadgets, notebooks, tablets e afins, se você não fornecer uma internet de qualidade, se você não preparar o ambiente".

O diretor da RCD, José Marinho, ressalta:

“O programa é feito especialmente para inspirar, contribuir e levar o máximo de informações e conhecimentos que impactem positivamente na formulação de políticas públicas”. 

“O foco deve ser sempre no cidadão e na melhoria na qualidade de vida, tornando cada localidade no melhor lugar do mundo para se viver”.