INDÚSTRIA TÊXTIL

Supertex Group opta por tecnologia da Delta Máquinas para otimizar seu processo produtivo

29/04/2021 16:30:00

Supertex Group opta por tecnologia da Delta Máquinas para otimizar seu processo produtivo

As máquinas relaxadeiras da Delta Máquinas, de Pomerode, especializada em soluções para automação do processo têxtil, foram adotadas pela Supertex Group, um dos principais conglomerados têxteis da América Latina. 

Com duas plantas na Colômbia, seu país de origem, e duas em El Salvador, a Supertex é responsável pela fabricação e exportação de peças que compõem marcas internacionais como Adidas, Under Armour, Patagoion, entre outras.

A aquisição das relaxadeiras da Delta faz parte do Programa de Inovação da companhia, criado em 2018.

Tinha o objetivo de ampliar a capacidade produtiva e garantir altos índices de qualidade aos produtos. 

Antes de adquirir o equipamento, a empresa precisava deixar os materiais descansarem sobre a mesa de corte por até 48 horas, para garantir a precisão neste processo. 

Agora, o descanso convencional não é mais necessário, já que a tecnologia catarinense realiza o preparo de malha e tecidos com elastano automaticamente em cinco minutos.

Após conhecer o portfólio da Delta Máquinas na Colombiatex, uma das maiores feiras têxteis da América Latina em 2020, a Supertex iniciou o processo de aquisição de soluções.

Inicialmente, adquiriu duas máquinas relaxadeiras, uma já em atividade, e uma lavadora de amostras para análise de alteração dimensional. 

Para sanar dúvidas e otimizar o uso dos equipamentos, um técnico da Delta acompanhou o processo de instalação nas fábricas.

Atualmente a Supertex Group tem 5,5 mil colaboradores e capacidade produtiva de 1,7 milhão de peças ao mês. 

A companhia já foi eleita a melhor exportadora da Colômbia pela Associação Nacional de Comercio Exterior (Analdex) do país.

Daniel Herrera, diretor de projetos da Supertex Group, destaca que os ganhos com a tecnologia das máquinas da Delta são visíveis tanto em questões quantitativas quanto qualitativas:

“Tivemos uma economia de 34% no tempo de trabalho entre relaxamento e corte dos materiais”. 

“Antes, 10 profissionais atuavam no processo de relaxamento e medição de larguras e agora são sete”. 

“Com a chegada da segunda máquina de relaxamento em nossa fábrica de El Salvador, estimamos que a economia de tempo seja de 50% e apenas cinco profissionais precisarão ficar alocados neste processo”. 

“A qualidade do material relaxado automaticamente também é superior ao processo manual”.

O relacionamento com a marca catarinense, de acordo com Herrera, pode se fortalecer nos próximos anos:

“Estamos em constante crescimento, sempre buscando soluções para aumentar a capacidade produtiva e a qualidade de nossas peças”. 

“À medida em que as demandas crescem, temos a intenção de trazer novas oportunidades de automação com as máquinas da Delta para a nossa empresa”.

Fabio Kreutzfeld, CEO da Delta, avalia que a parceria internacional é um passo importante para o fortalecimento da empresa:

“Já estamos em processo de internacionalização e formalizando negócio com empresas da América Latina”. 

“Ter este grande player em nosso portfólio e perceber o valor que nossas soluções trazem ao negócio nos dá o aval de seguir com nossa estratégia de crescimento”.