NEGÓCIOS

REIVAX fornecerá controlador de energia para o parque solar Alex da Elera Renováveis

12/05/2021 17:00:00

REIVAX fornecerá controlador de energia para o parque solar Alex da Elera Renováveis

A multinacional catarinense REIVAX S/A Automação e Controle firmou contrato com a canadense Elera Renováveis (ex-Brookfield) para fornecer o sistema PPCX (Power Plant Controller) para controle de usinas solares fotovoltaicas no parque Alex, em construção no Ceará. 

O complexo de energia solar foi adquirido pela Elera Renováveis por cerca de R$ 1 bilhão em janeiro de 2020.

Terá 278 MW de potência instalada, com capacidade de abastecer cerca de 250 mil residências brasileiras quando iniciar sua operação em 2022.

Referência em sistemas para o controle da geração de energia elétrica, a REIVAX já possui parceria com a Elera Renováveis em outros projetos, que envolvem tecnologia de controle da geração em usinas hidrelétricas de grande porte, além de pequenas centrais elétricas (PCHs). 

Para atender a demanda Fotovoltaica de Alex, a REIVAX produziu toda a estrutura do Power Plant Controller (PPC) em sua sede em Florianópolis.

Transportou o equipamento de mais de 200 quilos por cerca de 3,5 mil quilômetros até a cidade de Limoeiro do Norte (CE), onde está localizado o parque solar.

A instalação do equipamento deverá ser concluída no segundo semestre deste ano e, iniciada a operação, ele ficará responsável por controlar todos os requisitos da rede elétrica na planta solar, que tem tamanho correspondente a 38 estádios do Maracanã, numa superfície de 700 hectares. 

Ou seja, em conformidade com as normas do ONS, o PPCX vai orquestrar a atuação conjunta de inversores solares de modo a combinar a energia gerada pelos inúmeros painéis solares fotovoltaicos de Alex para entregar esta energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

INVESTIMENTOS E SELEÇÃO DA TECNOLOGIA

O parque Alex é um investimento importante do fundo canadense Brookfield no Brasil, que projeta aplicar cerca de R$ 4,5 bilhões em energia fotovoltaica, incluindo também os complexos solares de Janaúba, em Minas Gerais, e Aratinga, no Ceará. 

O estado mais avançado das obras do parque Alex permitiu abrir a concorrência e selecionar a empresa responsável pelo Power Plant Controller, sistema para o controle e monitoramento de tensão, frequência, potência ativa e potência reativa no ponto de conexão da UFV com o Sistema Integrado Nacional (SIN). 

O equipamento evita, por exemplo, distúrbios quando a energia gerada no parque solar é transmitida para o SIN.

O know-how da REIVAX para o fornecimento do equipamento de controle de operação do parque e a reputação no sistema elétrico, aliados à capacidade técnica e qualidade da engenharia da empresa também contribuíram para a contratação deste fornecimento. 

Importante ressaltar que, ao contrário de soluções existentes no mercado que implementam o PPC dentro do software SCADA que roda em servidor Windows, o PPCX é implementado em hardware de padrão industrial utilizando como unidade de processamento o PLC Schneider M580.

Fernando Amorim da Silveira, CEO da REIVAX, afirma:

“A conquista dessa parceria certamente representa um marco para a REIVAX, porque a empresa acaba de lançar uma solução de controle exclusivo para o mercado de energias renováveis. Isso demonstra a confiança e segurança que a Elera tem em nossa tecnologia". 

"Já temos outras propostas para projetos similares e desejamos expandir nossa participação em solar. Acreditamos que este mercado poderá representar em torno de 25% das receitas da empresa até 2025”.