EMPREENDEDORISMO

Programa ALI do Sebrae/SC promove transformação em tinturaria de tecidos de Brusque

31/05/2021 09:00:00

Programa ALI do Sebrae/SC promove transformação em tinturaria de tecidos de Brusque

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/SC, continua trazendo resultados para os empreendedores da região da Foz do Itajaí.

Um desses cases é o empresário Franco Moresco, sócio proprietário da Tuacor Tinturaria, uma empresa especializada em tingimento de tecidos delicados e aviamentos têxtil do município de Brusque. 

Com a consultoria da Agente Local Aline Ronchi, o empreendedor transformou seu negócio criando um plano de ação para definir indicadores de metas para cada setor e funcionário.

Os indicadores criados pela parceria monitoravam o desempenho dos funcionários, que recebiam premiações a cada meta atingida por produto tingido ou etapa de processo concluída.

O empresário conheceu o ALI durante uma reunião com micro e pequenas empresas em uma associação em Brusque.

A partir dali, estudou as propostas do programa e teve a certeza de que iria agregar à sua empresa. 

PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO (ALI)

O Programa ALI é realizado desde 2011.

Integra o projeto Brasil Mais, do Governo Federal, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. 

Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.

O empresário será acompanhado por um Agente Local de Inovação no período de quatro meses, que irá compreender a realidade da empresa e auxiliar na implantação de ações inovadoras, orientando novas fontes de receita para que se tornem competitivos no mercado. 

Podem participar empresas nas áreas de serviços, indústria, comércio e tecnologia, através do site: www.gov.br/brasilmais

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Sebrae Itajaí: (47) 3390-1400 ou no telefone do Sebrae de Brusque: (47) 3351-3701.

Franco Moresco, sócio proprietário da Tuacor Tinturaria, comenta:

“Cada funcionário soube exatamente sua função e para cada indicador tinha uma meta de execução. Funcionou muito bem e conseguimos bater todas as metas em tempo recorde". 

"Não era só a cobrança, nós dávamos uma premiação e isso fez o trabalho render muito mais. Tanto que no primeiro mês conseguimos reduzir nosso reprocesso em 58%”.

"Foi bem significativa a passagem do ALI pela Tuacor, pela forma que nos foi instruído em pensar com clareza as metas da empresa e fazer passo a passo para chegar nos resultados que planejamos". 

"Essa ação de criar indicadores e metas fez com que os funcionários ficassem felizes e engajados pela empresa. Só temos a agradecer ao Sebrae”.