Patrocinado
Pesquisadora do projeto da 1ª foto do buraco negro fará duas palestras em SC

Pesquisadora do projeto da 1ª foto do buraco negro fará duas palestras em SC

A astrônoma e física brasileira Lia Medeiros estará terça-feira, dia 15 e quarta-feira, dia 16, em Joinville e Florianópolis para palestrar sobre a primeira Imagem de um buraco negro

Pós-doutora no Institute for Advanced Study (IAS), ela participou do projeto de pesquisa que resultou na primeira foto de um buraco negro.

A promoção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) integra a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia e conta com o apoio da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc).

As palestras são gratuitas e abertas à comunidade.

Em Joinville ocorrerá no dia 15, a partir das 14h30, no auditório do campus da UFSC, localizado na Rua Dona Francisca, 8300, na Zona Industrial Norte.

Em Florianópolis, será dia 16, a partir das 10h, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do campus da Trindade.

 

SOBRE A PESQUISADORA

Lia Medeiros é especialista em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço.

Ela integrou a equipe de mais de 200 cientistas de todo o mundo que está por trás de um dos avanços mais significativos da astronomia até hoje: a primeira fotografia de um buraco negro.

A imagem foi obtida por meio de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios.

Em seguida, a foto foi montada com a ajuda de um “telescópio virtual”, criado por algoritmos feitos pelos pesquisadores do projeto Evento Horizont Telescope (EHT).

A brasileira de 28 anos atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens.

Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a “fotografia”.


Patrocinado