BELLUNO

O que é ESG? Qual a importância dela para as empresas?

08/07/2021 08:00:00

O que é ESG? Qual a importância dela para as empresas?

Por: André Greboge

 

ESG é um conjunto de práticas adotadas pelas empresas, em resposta a preocupação com fatores Ambientais, Sociais e de Governança. A Sigla “ESG” é formada pelas iniciais de três palavras em inglês: Environmental, Social e Governance, em tradução livre, respectivamente, Ambiente, Social e Governança. Esses termos se referem a aspectos que nem sempre são analisados e planejados pelas gerências das empresas em primeiro momento, mas que tem sido incorporado na gestão das companhias e empresas.

Naturalmente, quando pensamos em uma empresa, pensamos em preocupações como lucro, eficiência operacional e financeira, receitas, etc… 

Entretanto, o mercado como um todo, desde as próprias empresas até os consumidores finais, tem adicionado os elementos do ESG como fator para avaliação. A percepção do mercado é que ser ESG apresenta o compromisso da empresa em relação a sustentabilidade do negócio de longo prazo para além de fatores tradicionais de negócio.

Uma empresa pode ter mais força em um aspecto do ESG do que em outro, o importante na visão atual do mercado é dar sinais que a empresa busca melhorar também nesses aspectos. Adotar aspectos ESG na gestão da empresa também reforça a proteção em aspectos regulatórios. Por exemplo, uma empresa que tem cuidados adicionais no tratamento dos funcionários, o que seria um elemento do aspecto social, pode ter menos risco de litígios trabalhistas.

Vamos ver um pouco mais sobre os fatores:

Ambiental: Refere-se diretamente ao relacionamento da empresa com seu impacto ambiental. Esse fator envolve todos os aspectos da produção dos produtos e serviços da empresa. Por exemplo: Mesmo que uma empresa não faça a produção final de bens de consumo, como ela trata os recursos que usa e descarta? Aqui na Belluno, por exemplo, imprimimos apenas o necessário e realizamos campanhas internas de combate ao desperdício (até nossas garrafas de água são de vidro, evitando assim o uso de copos descartáveis).

Social: Relacionamento social da empresa, seu impacto na sua comunidade (colaboradores, consumidores, concorrentes). Esse aspecto engloba desde a saúde mental dos colaboradores, até o impacto da empresa nas mídias sociais. Esse é o aspecto do “relacionamento” da empresa com os outros players do mercado, seja em escala micro (pessoas) ou macro (sociedade).

Governança: Esse fator é um dos mais observados por investidores, inclusive no mercado financeiro. Ele está relacionado a gestão da empresa, práticas administrativas, remuneração dos diretores e gerentes, manejo do controle da empresa e práticas internas de tomada de decisão. Uma boa governança é transparente quanto seus posicionamentos, práticas remunerativas e processos de tomada de decisão. Uma ideia chave é que toda a empresa deve estar alinhada em seus objetivos e incentivos.

 

BELLUNO DIGITAL BANK

Belluno é uma plataforma WEB que oferece Antecipação de Recebíveis, Meios de Pagamento e Conta Digital PJ para empresas de todo porte.

Ajudamos clientes em todo o Brasil a expandir seus negócios com a nossa tecnologia e suporte personalizado.

Nossas soluções registram mais de R$ 5 bilhões em créditos concedidos.

Temos mais de 2.500 clientes atendidos.

Visite-nos em Belluno Digital Bank e veja como podemos apoiar o seu crescimento.