TECNOLOGIA

Qualificação profissional em tecnologia da informação é o caminho para transformação social

09/07/2021 11:00:00

Qualificação profissional em tecnologia da informação é o caminho para transformação social

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) lançaram oficialmente no dia 24 de junho, uma parceria para aproximar docentes e estudantes do mercado de tecnologia da informação e comunicação (TICs). 

O objetivo é ajudar a formar mão de obra capacitada e preparada para as transformações do novo mercado de trabalho e para a revolução tecnológica que chegará com o 5G.

presidente FENAINFO, Edgar Serrano, foi um dos palestrantes do evemto e destacou a importância da educação e da qualificação profissional de jovens para o mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como forma de transformação social.

Serrano destacou que os salários acima da média que são pagos no setor de TI pode ser um fator determinante de transformação social, evitando que os jovens sejam “condenados” a profissões medievais que exigem menos qualificação. 

“Qual a área permite essa ampla ascensão social através da dignidade do próprio trabalho? Hoje só tecnologia da informação e comunicação. Só está iniciando as profissões. Só 1% das novas profissões existem no mundo. Em 5, 6, 10 anos, que é logo ali, existirão milhares de novos empregos e milhões de jovens disponíveis sem educação”, afirmou durante o lançamento da parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) para aproximar docentes e estudantes do mercado de TICs.

Segundo Serrano, atualmente há muita demanda de empresas na área de TI, mas poucos profissionais qualificados. “Temos milhares de vagas com excelentes trabalhos, mas que não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Se entrarem no LinkedIn temos 40 vagas para cada profissional. Mas ao mesmo tempo temos milhares de pessoas sem emprego por falta de qualificação adequada”.

A parceria engloba, entre outros pontos, a realização, durante o Painel Telebrasil 2021, de cursos sobre o setor de tecnologia da informação e comunicação, focados em 5G, IoT, redes de fibra e segurança cibernética. 

Os cursos serão totalmente gratuitos e terão emissão de certificado para os participantes.

A ConTIC reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de telecomunicações, internet, construção de infraestrutura de redes de telecomunicações e informática.

E o Conif é o conselho de proposição e promoção de políticas de formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, que atua na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

Clique AQUI para ver o vídeo do lançamento da parceria.