EMPREENDEDORISMO

Empresária de SC dá dicas de como empreender em tempos de pandemia

12/07/2021 11:00:00

Empresária de SC dá dicas de como empreender em tempos de pandemia

No Médio Vale do Itajaí, em Timbó, uma empresária viu no cenário pandêmico e pós-pandêmico de 2020 e 2021 uma oportunidade para reforçar a cooperação com clientes para que o crescimento dos negócios seja horizontal. 

Telma Gadotti, da Ultra Comunicação, aproveitou o conhecimento de décadas acumulado entre comunicação e consultoria para pequenos e micro negócios do Sebrae e formatou a maneira de agir.

Ela comenta que com a pandemia, os clientes chegaram até a Ultra desejando inovar.

Neste momento, ela percebeu a oportunidade de auxiliar clientes fidelizados, quanto oferecer o mesmo expertise a demais empresários e empreendedores que passavam pelas consequências impostas pela Covid-19.

Foi nesse momento que a Ultra passou a ter um pilar de negócios e não apenas marketing e comunicação.

E, assim, colocou como meta atuar para que a economia, em especial das cidades em que estão os clientes, pudesse se reerguer com a força coletiva e não apenas de um empresário/empreendedor.

Em SC, por exemplo, um recente levantamento do Sebrae apontou que 114 mil empresas estão inoperantes no Estado devido ao momento Covid-19. 

A Ultra vem na contramão desse cenário. 

A empresa fundada há mais de 15 anos mais do que duplicou o número de colaboradores, fato que exigiu uma mudança para uma sede igualmente maior.

Dos 90 metros quadrados antigos, agora a equipe ocupa 200 metros quadrados de um espaço projetado para transmitir inovação em ideias e postura. 

Clientes da casa como a indústria Baher, que atende todo o país e exporta para países da América e Egito, uma das líderes em Mesas com Regulagem, mesmo diante de tantas incertezas, criou três novas marcas, cada uma com o segmento bem específico.

Quem também vislumbrou ampliações entre 2020 e 2021 foi o Grupo Linear, uma das líderes em Ralos Lineares em todo o país, que ampliou o mercado e se reposicionou, criando quatro novas marcas. 

Para finalizar, Telma dá cinco dicas para quem quer aproveitar o momento para se ressignificar e sair de num cenário de pessimismo, demissões ou faturamento no vermelho:

1-    Propósito: se o seu objetivo for lucro, sua visão está errada. O propósito é algo que norteia, que dá sentido à uma atividade. O lucro é consequência. Propósito nos inspira a sair da cama e sempre fazer o melhor;

2-    Antes de começar a agir, pare e pense. Analise cenários, estatísticas, negócios que servem como inspiração e contem com a opinião de especialistas em diferentes áreas. Intuição nem sempre é uma boa amiga conselheira;

3-    Fez o negócio de casa certinho, aí sim vá ao mercado e conte suas vitórias. Mas atenção, a comunicação também tem que contar com uma análise profissional. Em tempos de tamanha velocidade em que as coisas correm, qualquer dado infundado vira Fake News;

4-    Valorize e escute quem está junto nessa caminhada. Como diz o ditado, a união faz a força, e é nessa hora que se vê a importância de um time de colaboradores conectado e alinhado em busca do mesmo objetivo;

5-    Mostre seus diferenciais e sua essência ao público-alvo. Se comunique, explique e indique quem é você ou sua marca. Atualmente, as formas de se fazer isso são diversas, por isso fique atento para buscar uma estratégia que realmente vá atingir seu verdadeiro objetivo e trazer resultados satisfatórios ao seu negócio.