RECICLAGEM

Termotécnica faz parceria para reciclar marmitas de isopor nos restaurantes populares de Joinville

13/07/2021 08:00:00

Termotécnica faz parceria para reciclar marmitas de isopor nos restaurantes populares de Joinville

A substituição do atendimento presencial pela entrega de marmitas nas duas unidades do Restaurante Popular de Joinville levou ao uso de embalagens de EPS (mais conhecido como isopor - marca registrada de empresa terceira). 

Elas acondicionam cerca de 1.500 refeições diárias, que atendem principalmente pessoas vulneráveis do município.

Nos últimos meses, essas pessoas foram sensibilizadas a trazer de volta suas embalagens para o restaurante, para que pudessem ser coletadas e recicladas pela Termotécnica, que tem matriz na cidade, voltando ao mercado para dar origem a novos produtos.

O primeiro contato entre a Termotécnica e o Restaurante Popular aconteceu após uma live da Semana Lixo Zero Joinville 2020, quando a equipe dos restaurantes conheceu como era feito o processo de reciclagem do isopor na unidade da companhia em Pirabeiraba. 

Na sequência, foi feito um trabalho de conscientização dos funcionários e dos usuários do restaurante e a coleta passou a acontecer semanalmente.

Uma ação similar está acontecendo em Joinville com o projeto Isopor® Amigo, uma iniciativa de reciclagem da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) com apoio de diversas empresas do segmento (Termotécnica entre elas).

Depois de um projeto-piloto no Perini Business Park, o projeto Isopor Amigo trabalha para expandir a sua rede de coleta. 

Quem tem um volume de material para reciclar, pode manifestar interesse em um PEV (ponto de entrega voluntária) da campanha, basta fazer contato através deste link

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, destaca a importância das empresas investirem em ações conjuntas de educação para a reciclagem:

"Tudo começa nas pessoas, que precisam fazer a sua parte: descartar o produto limpo no local adequado. Parcerias como essa podem se estender para outros lugares que distribuem alimentos e para outras cidades”.

Lorenne Sarubi Mileo, Nutricionista/Gerente Administrativo Financeira da Asanj (Associação de Segurança Alimentar Nutricional de Joinville) e coordenadora dos restaurantes populares da cidade, comenta:

“Houve boa adesão dos frequentadores dos restaurantes à iniciativa. Por meio do alimento, sensibilizamos as pessoas para a reciclagem, transformando um comportamento que gerava lixo em solução para o meio ambiente. Queremos expandir esta iniciativa para o projeto Alimentando o Presente, que distribui marmitas no Morro do Meio”.