NEGÓCIOS

MIDITEC expande atuação para novas cidades e estimula economia catarinense

04/08/2021 13:30:00

MIDITEC expande atuação para novas cidades e estimula economia catarinense

O MIDITEC, considerado uma das cinco melhores incubadoras do mundo de acordo com o UBI Global, está expandindo sua metodologia para novas regiões, além de Florianópolis, com parceiros selecionados. 

Agora a iniciativa, gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo SEBRAE/SC, já está em funcionamento na Softville Ágora, em Joinville, no Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque - CITI e no Instituto Gene, em Blumenau. 

Atualmente, são 50 empresas incubadas na Rede MIDITEC e a expectativa é chegar a 75 negócios até o fim deste ano. 

A expansão da Rede MIDITEC iniciou-se em 2020 na cidade de Joinville, e durante o projeto-piloto foram acompanhadas cinco startups. 

Em março deste ano, ingressaram mais 10 empresas no programa de incubação da Softville Ágora. 

Também em 2021, a metodologia foi implementada em Brusque e Blumenau, onde são atendidas cinco startups em cada município.  

Além disso, o MIDITEC apoiou recentemente a criação de uma incubadora temática na área de gastronomia, a Fermento, iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), em parceria com ACATE e SEBRAE/SC.

O projeto é uma das primeiras incubadoras temáticas de food service no Brasil e está com inscrições abertas até dia 10 de agosto. 

O plano de expansão da Rede MIDITEC prevê ainda implantar a metodologia em mais duas incubadoras catarinenses, que serão definidas neste segundo semestre.

Ao longo de 22 anos do MIDITEC,  125 empresas já se graduaram. 

Startups como a Pixeon, RD Station, Arvus, entre outras, são exemplos de sucesso do programa. 

Segundo estimativa da ACATE, em 2020, as empresas graduadas faturaram R$ 1,5 bilhão e geraram 7 mil empregos. 

No comparativo entre 2019 e 2020, houve um crescimento de aproximadamente 12% no faturamento desses negócios.

EMPREENDEDORES DESTACAM BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA 

Uma das empresas graduadas é a Asksuite, de Florianópolis, plataforma de atendimento inteligente para redes hoteleiras. 

Danilo Pavei, COO da startup, destaca vários aspectos fundamentais para a jornada da Asksuite com a passagem pelo MIDITEC. 

Mesmo os negócios que ainda estão no começo dessa trajetória, percebem os impactos positivos do MIDITEC. 

A Rhello, uma das startups selecionadas para a primeira turma da incubadora Softville Ágora, em Joinville, é um exemplo disso.

A HR Tech busca eliminar processos burocráticos do departamento pessoal por meio de uma plataforma web para gestão de benefícios automatizada e para cálculo automático da folha de pagamento. 

Mariana de Souza Cândido, coordenadora do MIDITEC, explica:

“Estamos nesse processo de expansão em que a metodologia da incubadora teve mudanças por causa da pandemia e da crescente necessidade de auxiliar no desenvolvimento e apoio às startups". 

"O programa está sendo aplicado de forma 100% online, mas depois da crise sanitária passará a adotar um formato híbrido, o que possibilita que um maior número de negócios de outras cidades participem”.

O CEO da startup, Sidilei Fidlerski, afirma:

“Se não fosse a metodologia MIDITEC e o acompanhamento da equipe da Softville, com certeza teríamos queimado etapas e deixado de fazer outras que são tão importantes para uma trilha saudável de uma startup". 

“As ferramentas, check-in, mentorias, talks e treinamentos que temos recebido têm sido de suma importância para a RHello”. 

"Com o processo, estamos conseguindo ter uma visão bem mais clara de onde queremos e podemos chegar com nossa solução”.

Danilo Pavei, COO da Asksuite, comenta:

“Os mentores nos apoiaram de maneira muito forte no amadurecimento do time de lideranças, através dos treinamentos e dos programas de desenvolvimento". 

"O uso dos consultores nas áreas jurídica, de propriedade intelectual, contabilidade e finanças nos ajudaram a melhorar nossos processos e reduzirmos os riscos com o subsídio que o MIDITEC nos deu”.