SETOR NAÚTICO

Vendas de barcos de lazer de SC para o mercado internacional segue tendência de alta

25/08/2021 14:30:00

Vendas de barcos de lazer de SC para o mercado internacional segue tendência de alta

Em Santa Catarina, maior polo produtor de barcos do Brasil, as vendas externas do setor tem se mantido em alta nos últimos anos. 

O bom momento para os fabricantes brasileiros se reflete também na movimentação de embarcações no sistema portuário catarinense.

Carlos Souza, gerente de Projetos e Cargas Especiais da Allog, empresa de Itajaí especializada em logística internacional, avalia que alguns fatores favoreceram o crescimento das exportações de barcos de passeio e lazer. 

A alta do dólar frente ao real é uma delas.

Segundo Souza, os importadores estão percebendo que o Brasil tem excelentes estaleiros e o preço das embarcações produzidas aqui são menores quando comparado aos de outros países.

 A pandemia é outro fator que pode ter contribuído para o aumento das vendas, conforme avalia Eduardo Colluna, presidente da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar).

 DO BRASIL PARA O MUNDO 

Conforme Carlos Souza, os Estados Unidos são atualmente o principal importador dos barcos de passeio fabricados no Brasil. 

No primeiro semestre de 2021, a Allog movimentou 15 embarcações com destino ao mercado externo e a expectativa é que o volume de negócios cresça em 30% no segmento até o final do ano.

As embarcações made in Brazil também estão sendo exportadas para países como Porto Rico, China, Singapura, Alemanha e Itália.

O fato de SC ser um polo de produção naval, com uma estrutura portuária consolidada com cinco portos em uma faixa costeira de pouco mais de 531 quilômetros, também coloca o Estado como uma referência na movimentação de barcos para o mercado externo.

Com um departamento de cargos de projeto e experiência reconhecida neste tipo de operação, a Allog oferece assessoria logística especializada para a movimentação de barcos de passeio em terra e mar.