INDÚSTRIA TÊXTIL

Soluções de automação ajudam setor têxtil a reduzir custos na retomada econômica

30/08/2021 16:00:00

Soluções de automação ajudam setor têxtil a reduzir custos na retomada econômica

Depois de um ano difícil, a indústria brasileira de moda começa a retomar seu ritmo, mas se vê diante de um novo desafio: reduzir os gastos para manter a lucratividade. 

Na produção, o custo da energia elétrica tem sido um dos grandes vilões. 

A Aneel já informou que, por conta da crise hídrica, houve reajuste e a cobrança a cada 100 kWh consumidos passou de  R$ 6,24 para R$ 9,49. 

E de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), na primeira quinzena de junho houve aumento de 67% no consumo desse insumo no setor têxtil, em relação a 2020.

Para o gerente comercial da Delta Máquinas Têxteis, Volnei Mathias, esse momento reflete a importância dos investimentos em automação, visando a redução de custos. 

Ele comenta que além de otimizarem os processos produtivos, máquinas desenvolvidas para a indústria 4.0 trazem um rápido retorno de investimento, por proporcionarem economia de recursos como energia elétrica, e melhor aproveitamento de insumos, reduzindo o desperdício de tecidos, por exemplo.

A empresa, de Pomerode, é especializada no desenvolvimento de soluções de automação para o mercado têxti.

Possui vários exemplos de produtos que impactam positivamente no consumo de energia elétrica. 

Um deles é a Lavadora de Amostras DWM555, que reduz de três horas para apenas 15 minutos o processo de testes de tecidos que envolve lavagem e secagem do insumo. 

A máquina substitui as lavadoras e secadoras domésticas e além do tempo, traz uma economia que pode chegar a até 155% no consumo de energia.

Empresas como a Objeto Brasil já contam com a solução. 

Na companhia, houve redução de 75% do consumo de matéria-prima utilizada nos testes e 12% de energia elétrica neste processo. 

Outra solução é a Embaladeira Automática de Rolos EWB700 que acaba com a necessidade de aquecimento prévio para o processo. 

Com aquecimento instantâneo de seus dispositivos de termo encolhimento logo quando acionados, reduz em 30% o consumo de energia.