EMPREGOS

SC tem 96,3% dos municípios com saldo positivo de empregos, melhor resultado do país

31/08/2021 10:00:00

SC tem 96,3% dos municípios com saldo positivo de empregos, melhor resultado do país

No acumulado dos últimos 12 meses, 96,3% das cidades de Santa Catarina tiveram saldo positivo de postos de trabalho.

Trata-se do melhor resultado do país, segundo os dados divulgados na última semana pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Em números gerais, 284 cidades catarinenses registraram mais contratações do que demissões entre agosto do ano passado e julho deste ano, ao passo que apenas onze municípios tiveram saldo negativo.

No período, foram gerados 232.973 empregos formais em SC, resultado absoluto inferior apenas a São Paulo e Minas Gerais, os dois estados mais populosos da federação. 

11 cidades catarinenses aparecem entre as 100 que mais geraram vagas. 

Isso ocorre apesar de apenas Joinville, Florianópolis e Blumenau estarem no top 100 nacional em relação ao número de habitantes.

Os municípios catarinenses que mais geraram empregos estão em diferentes regiões. 

SÃO ELES:

  • Joinville (saldo de 23.174 vagas em um ano).
  • Blumenau (13.266).
  • São José (13.028).
  • Itajaí (12.144).
  • Florianópolis (12.107).
  • Chapecó (8.068).
  • Jaraguá do Sul (6.577).
  • Palhoça (6.463).
  • Criciúma (6.407).
  • Brusque (6.205).
  • Balneário Camboriú (5.473).

Para o governador Carlos Moisés, os dados do Caged reforçam a imagem de SC como um estado com poucas desigualdades regionais:

“Nossa economia é forte e diversificada. Cada região contribui à sua maneira, mas os empregos estão sendo criados em todos os lados. Isso é um sinal do dinamismo de Santa Catarina". 

"O Governo está atuando para atrair cada vez mais investidores, oferecendo segurança jurídica para que eles possam prosperar, trazendo mais riquezas e desenvolvimento para a nossa terra”.

“A taxa de desemprego no estado está na casa dos 6%, enquanto a média nacional segue superior a 14%. O Caged informa ainda que apenas em Santa Catarina os desligamentos a pedido do trabalhador são superiores às demissões sem justa causa”. 

“Isso mostra que o trabalhador catarinense está se movimentando dentro do mercado de trabalho formal, conseguindo empregos com salários melhores. Vale lembrar que também temos a menor taxa de informalidade da economia no Brasil”.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, frisou:

“Uma das principais características que chama a atenção da economia catarinense é a sua diversidade. E isto se reflete nos dados do Ministério da Economia". 

“Santa Catarina tem um crescimento isonômico, conforme mostram o Caged, onde 96% das cidades apresentaram saldo positivo nas contratações”. 

"O Governo de Santa Catarina trabalha em conjunto com o setor produtivo para facilitar a vida de quem empreende e gera mais oportunidades à população”.