TECNOLOGIA

IPM Sistemas mostra crescimento do uso de serviços públicos online

31/08/2021 13:00:00

IPM Sistemas mostra crescimento do uso de serviços públicos online

Entre janeiro e julho de 2021, moradores de mais de 250 cidades dos estados do Sul, de Minas Gerais e de São Paulo fizeram 38 milhões de solicitações de serviços on-line. 

O número é 37,84% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Considerados apenas os meses de abril a julho, o crescimento foi ainda maior, de 50,3%. 

O levantamento foi feito pela catarinense IPM Sistemas, empresa que desenvolve sistemas de gestão em nuvem para a área pública. 

O uso do celular como canal de acesso a serviços públicos registrou crescimento expressivo. 

Nos sete primeiros meses do ano, o número de solicitações encaminhadas pelo aplicativo desenvolvido pela empresa cresceu 351,3%. 

Por celular ou outro aparelho, é possível resolver quase tudo pela internet. 

A lista é extensa e inclui serviços básicos, como retirar carnê de IPTU, solicitar alvarás, pagar  taxas,  acompanhar dados da administração pública. 

Além disso, também é possível acompanhar o andamento das demandas sem necessidade de se deslocar até a Prefeitura. 

Entre janeiro e julho, foram enviados mais de 5,3 milhões de comunicados aos cidadãos via email ou push do aplicativo, um aumento de 33,8% em relação a 2020. 

As informações, disparadas automaticamente pelo sistema de gestão dos municípios, permitem que o usuário seja informado de mudanças no status de sua solicitação.

O coordenador de marketing da empresa, Juliano Carneiro, comenta:

“A tecnologia aumenta a velocidade da resolução dos problemas dentro dos órgãos públicos e, ao mesmo tempo, permite que o cidadão acompanhe o que está ocorrendo”.

“O mobile é uma tendência que veio para ficar também no setor público. Não há como ignorar a praticidade do acesso a grande número de serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um equipamento que está nas mãos de quase todo brasileiro”.

“Os dados mostram que a transformação digital é um desafio que deve ser encarado por todos os gestores públicos. A demanda é tão grande, que criamos um departamento especial para apoiar prefeituras nesse movimento de transformação digital. O trabalho já é desenvolvido em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”.