TECNOLOGIA
IPM Sistemas mostra crescimento do uso de serviços públicos online
31/08/2021 13:00:00
Entre janeiro e julho de 2021, moradores de mais de 250 cidades dos estados do Sul, de Minas Gerais e de São Paulo fizeram 38 milhões de solicitações de serviços on-line.
O número é 37,84% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Considerados apenas os meses de abril a julho, o crescimento foi ainda maior, de 50,3%.
O levantamento foi feito pela catarinense IPM Sistemas, empresa que desenvolve sistemas de gestão em nuvem para a área pública.
O uso do celular como canal de acesso a serviços públicos registrou crescimento expressivo.
Nos sete primeiros meses do ano, o número de solicitações encaminhadas pelo aplicativo desenvolvido pela empresa cresceu 351,3%.
Por celular ou outro aparelho, é possível resolver quase tudo pela internet.
A lista é extensa e inclui serviços básicos, como retirar carnê de IPTU, solicitar alvarás, pagar taxas, acompanhar dados da administração pública.
Além disso, também é possível acompanhar o andamento das demandas sem necessidade de se deslocar até a Prefeitura.
Entre janeiro e julho, foram enviados mais de 5,3 milhões de comunicados aos cidadãos via email ou push do aplicativo, um aumento de 33,8% em relação a 2020.
As informações, disparadas automaticamente pelo sistema de gestão dos municípios, permitem que o usuário seja informado de mudanças no status de sua solicitação.
O coordenador de marketing da empresa, Juliano Carneiro, comenta:
“A tecnologia aumenta a velocidade da resolução dos problemas dentro dos órgãos públicos e, ao mesmo tempo, permite que o cidadão acompanhe o que está ocorrendo”.
“O mobile é uma tendência que veio para ficar também no setor público. Não há como ignorar a praticidade do acesso a grande número de serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um equipamento que está nas mãos de quase todo brasileiro”.
“Os dados mostram que a transformação digital é um desafio que deve ser encarado por todos os gestores públicos. A demanda é tão grande, que criamos um departamento especial para apoiar prefeituras nesse movimento de transformação digital. O trabalho já é desenvolvido em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”.
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