TRÂNSITO

Tráfego em um trecho da Região Central será modificado a partir do dia 2, para avaliação do fluxo de trânsito

01/09/2021 12:30:00

Tráfego em um trecho da Região Central será modificado a partir do dia 2, para avaliação do fluxo de trânsito

A Rua Profº José Ferreira da Silva, na região central da cidade, será fechada para o tráfego de veículos a partir desta quinta-feira, dia 2 de setembro.

A ação é fruto de uma avaliação da Diretoria de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb).

Tem o intuito de proporcionar fluidez no trânsito da Avenida Beira Rio, eliminando o cruzamento gerado por veículos oriundos da Ponte Adolfo Konder que acessam a Rua Profº José Ferreira da Silva.

A partir do fechamento, para seguir para a Rua 7 de Setembro ou mesmo a Rua 15 de Novembro, a opção é prosseguir pela quarta faixa da Avenida Beira-Rio, contornando a Prefeitura até a Rua São Paulo. 

No semáforo, o condutor poderá fazer o trajeto na Rua Amadeu da Luz até a Rua 7 de Setembro, ou ainda, dobrar à esquerda na Rua Getúlio Vargas até a rua Namy Deeke, para chegar à Rua 15 de Novembro ou  7 de Setembro. 

Há ainda a opção do veículo, após contornar a Prefeitura e sair na Rua São Paulo, seguir pela Rua Paulo Zimmermann sentido Rua 7 de Setembro.

Outra ação na Avenida Beira-Rio é a antecipação em 100 metros, do trecho compartilhado com o corredor de ônibus, para que os condutores que queiram acessar a Ponte Adolfo Konder, possam assim fazer o uso da pista da direita já partir da Rua Rodolfo Freygang.  

Os agentes da Guarda Municipal de Trânsito acompanharão a modificação na Rua Profº José Ferreira da Silva para orientar os motoristas durante o período avaliativo.

O secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, salienta:

“São duas ações pontuais que podem impactar diretamente na fluidez da Avenida Beira-Rio, primeiro porque antecipando o acesso ao corredor de ônibus aos veículos que vão seguir para a nova ponte, em direção ao Bairro Ponta Aguda, diminuirá o congestionamento no semáforo, sem causar qualquer impacto negativo para o tráfego do transporte coletivo". 

"E no caso do bloqueio da Rua Prof. José Ferreira da Silva, nós iremos avaliar, eliminando uma conversão que causa congestionamento na Avenida Beira Rio, na Rua 15 de Novembro e na Rua Namy Deeke, de forma a buscar opções para a fluidez do trânsito central”.

O secretário da Seterb , Alexandro Fernandes, reforça que para  realização da ação foram desenvolvidos estudos de simulação de tráfego:

“Não é viável a execução de uma modificação no tráfego da cidade sem a certeza de seus benefícios. A simulação nos fornece dados quantitativos e qualitativos. Com isso, verificamos as possíveis soluções”.