ENGENHARIA

Maiores inovações da engenharia, relacionadas a BIM, serão apresentadas em Florianópolis

14/10/2021 13:00:00

Maiores inovações da engenharia, relacionadas a BIM, serão apresentadas em Florianópolis

A terceira edição do Congresso BIM CREA-SC será realizada em Florianópolis.

Vai acontecer nos dias 10 e 11 de novembro de 2021.

Terá como tema o “BIM de Norte a Sul”.

Serão apresentados os principais projetos e inovações desenvolvidos com esta metodologia em todo o país. 

BIM (Building Information Modeling) é uma forma de se projetar e construir com mais eficiência e impacta o planejamento da obra, a gestão dos custos e as escolhas de soluções técnicas.

O que era manual e depois feito em 2D, agora é modelado em 3D, identificando inconsistências e erros que tendem a retardar e aumentar o custo do projeto. 

Os modelos gerados por computador contêm geometria e dados necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais uma obra é realizada.

Este será o primeiro evento presencial sobre o tema realizado no Brasil depois do início da pandemia. 

É aberto a todos os profissionais de âmbito nacional que atuam em empresas públicas e privadas, engenheiros, arquitetos, fabricantes de software e demais áreas relacionadas a obras e projetos.

Durante dois dias, os participantes terão acesso a painéis, palestras, debates e workshops com os principais cases de Norte a Sul do país, além do prêmio BIM de Projetos.

O vencedor do prêmio ganhará a participação em congresso de Portugal, o PTBIM, em Braga, com visita técnica pela Universidade do Minho, co-organizadora do Congresso Português. 

Todos os tipos de projetos, desenvolvidos com a metodologia BIM, podem participar.

A Capital catarinense não foi escolhida para sediar o evento por acaso.  

Uma escola municipal no bairro Tapera, construída com o uso dessa metodologia, teve o tempo de execução reduzido e gerou grande economia aos cofres públicos.

 A obra foi executada sem interrupções, sem aditivos (algo raro em projetos financiados com recursos públicos) e de forma ágil, a ponto de permitir a antecipação da conclusão dos trabalhos em quase um ano. 

O Corpo de Bombeiros de SC é o primeiro do Brasil a estudar a aplicação da metodologia em seu trabalho de emissão de alvarás de projetos. 

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) são os principais patrocinadores e incentivadores do 3° BIM CREA-SC: BIM de Norte a Sul. 

Organizado e realizado pela Conexão BIM, o evento conta também com a colaboração de empresas e entidades ligadas à área do Brasil e do exterior.

A engenheira Késia Alves da Silva explica:

“Além de conhecer o que está acontecendo no Brasil e no mundo sobre BIM, o participante poderá experimentar equipamentos revolucionários que vão e já estão impactando o dia a dia dos profissionais e das empresas”. 

“Entre eles, o exoesqueleto, estrutura externa ao corpo que aumenta a capacidade do ser humano para, com menos esforço, carregar pesos que uma pessoa sem tal equipamento jamais conseguiria"

“Mais importante do que isso, ele aumenta o conforto, protege a saúde e fornece mais segurança ao trabalhador da construção civil”.