EDUCAÇÃO

Benner anuncia projeto educacional na PUC Paraná para fortalecer educação contábil

18/10/2021 12:00:00

Benner anuncia projeto educacional na PUC Paraná para fortalecer educação contábil

A Benner Sistemas, empresa fornecedora de soluções em software e serviços que transformam os processos das empresas, com unidade em Blumenau, acaba de anunciar o Benner Class.

Trata-se de um projeto especialmente desenvolvido para aprimorar as habilidades digitais dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia. 

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi a escolhida para iniciar o programa.

A tecnologia Benner já foi implementada no ambiente de Data Center da Universidade. 

A implementação da tecnologia ocorreu no segundo semestre de 2021, atingindo aproximadamente 30 estudantes do oitavo período do curso. 

A partir do ano de 2022, a expectativa é atingir cerca de 150 alunos por semestre, em diversas disciplinas do curso de Ciências Contábeis da PUC-PR.

Atualmente, o módulo contábil do ERP Benner, desenvolvido para uso profissional, é utilizado por mais de 600 empresas de diversos segmentos no mercado brasileiro. 

FOMENTANDO A INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES 

Além de disponibilizar a tecnologia, a Benner será responsável por parametrizar o sistema, capacitar professores e coordenadores do curso e ainda oferecer todo o suporte e monitoria necessários. 

Desta forma, desde o início do curso, o aluno utiliza os módulos, e durante a evolução do aprendizado, novas funcionalidades e processos são liberados de acordo com a grade curricular em que o aluno se encontra.

O Professor Adjunto do curso de Ciências Contábeis da PUC-PR, Paulo Sergio Miguel, comentou:

“Um dos pontos de grande relevância da parceria, refere-se ao fato do software da Benner demonstrar fácil navegabilidade e interação intuitiva”. 

“Outro ponto relevante é com relação a qualidade da assessoria da Benner em todo o processo que foi desde a negociação, até a implantação e treinamento. Todos esses pontos foram cumpridos com excelência”.

O sistema é modular e pode ser facilmente adequado à grade de ensino, como informa Marco Antônio Cornetet, da Artistech Tecnologia, Canal Benner responsável pela operação Benner Class:

“Desde o início do curso o aluno utiliza os módulos e durante a evolução do aprendizado novas funcionalidades e processos são liberados de acordo com a grade curricular que o aluno se encontra".

“Com o Benner Class, professores e alunos podem se concentrar nos aspectos concretos e importantes da gestão contábil, evitando a fase mecânica e delicada dos cálculos”. 

“Na atual realidade empresarial, as empresas e administrações públicas fazem uso extensivo de ferramentas de TI. Após a conclusão do curso, por meio do nosso sistema, os novos contadores serão confrontados com a era da digitalização e estarão totalmente preparados para se adaptarem e fazerem o melhor uso dos sistemas de tecnologia”.

Para o futuro, Cornetet espera que o software da Benner seja utilizado em outras áreas das Universidades:

“Atualmente, nossa tecnologia já está em fase de planejamento no curso de Direito, por meio do Benner Jurídico. Nossas soluções tornaram-se referência no cenário empresarial". 

"Por isso, ao capacitar estudantes desde o início de sua graduação, ajudamos a formar profissionais mais qualificados e bem preparados para atender ao exigente e competitivo mercado brasileiro”.

O Presidente da Benner, Severino Benner, explica:

“Estamos disponibilizando nossos softwares às instituições de ensino para colaborar na preparação dos alunos para o mundo corporativo, onde diariamente são utilizadas ferramentas digitais de administração e gestão contábil”. 

“Queremos que os estudantes estejam aptos para enfrentar os desafios do mercado, bem como fomentar a inovação no ambiente acadêmico, por meio de uma ferramenta inovadora de gestão contábil alinhada às práticas modernas de administração”. 

“No caso da parceria com a PUC-PR, disponibilizamos a Plataforma Benner Class no modelo on-premises (instalado no ambiente da universidade), ou ainda, no modelo SaaS (Software as a service) no Data Center Benner”. 

A Coordenadora do curso de graduação de Ciências Contábeis da PUC-PR, Luci Michelon Lohmann, ressalta que a proposta pedagógica do curso tem como objetivo oferecer aos estudantes, oportunidades de saberes em ambientes simulados de aplicação. Nesse sentido, o software da Benner contribui para esta mobilização:

“A parceria com a Benner corrobora para o desenvolvimento dos saberes de forma abrangente, além de desenvolver conhecimentos alinhados às expectativas do mercado”. 

"Outro ponto importante, é que o uso da ferramenta irá auxiliar a Benner na prospecção de novos negócios, uma vez que os estudantes graduados na PUC-PR serão os novos contadores de escritórios e empresas”.